O deputado estadual Guerino Zanon (PMDB) não é a única pedra no caminho da reeleição do prefeito de Linhares, Nozinho Correa. Dentro do PDT municipal, ele deve travar uma disputa com o ex-deputado estadual Luiz Durão pela candidatura em 2016. Internamente, as duas lideranças já se movimentam politicamente de olho na disputa do ano que vem.
Sem conseguir a reeleição para a Assembleia Legislativa, Luiz Durão tem dito a interlocutores que o desgaste político de Nozinho, de quem sempre foi aliado, prejudicou sua disputa. O partido ainda tenta uma acomodação para o ex-deputado, que estaria aguardando a criação da Secretaria de Trabalho no governo do Estado para retomar o mandato parlamentar.
Isso porque o nome cotado seria o do deputado José Carlos Nunes (PT) e Durão é o primeiro suplente da coligação que elegeu Nunes. Mas há rumores de que a secretaria pode não sair. Na suplência, Durão perde força política.
Nozinho teria conversado recentemente com o presidente do PDT estadual, deputado federal Sérgio Vidigal, para tentar garantir sua candidatura à reeleição. Mas o líder do partido teria deixado a discussão para o PDT municipal. Essa decisão não é boa para o prefeito, já que Durão tem hegemonia no diretório.
O prefeito também estaria discutindo com o governador Paulo Hartung (PMDB) – que passou pelo município recentemente – a possibilidade de deixar o PDT em direção ao embrionário PL, para onde o governador também estaria de mudança, assim que o partido for criado. Mas para os meios políticos locais, este é apenas um canto da sereia. Hartung tem o interesse de eleger Guerino Zanon no município, de quem é aliado antigo. Ao levar Nozinho para o PL, o objetivo seria tirar o prefeito do jogo.
Zanon também tem dificuldades para a eleição do próximo ano. Ele precisa equilibrar as forças políticas na Câmara de Vereadores para evitar a rejeição de suas contas, relativas ao exercício de 2011 à frente da prefeitura, ou ficará com a “ficha suja” para a eleição do ano que vem.
No município há um entendimento de que Nozinho e Durão são fortes juntos, mas com o PDT dividido entre suas principais lideranças locais, o cenário pode fortalecer Guerino Zanon.