segunda-feira, dezembro 2, 2024
24.4 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 2, 2024
segunda-feira, dezembro 2, 2024

Leia Também:

Pesquisa CNI/Ibope: governo Casagrande tem 49% de aprovação

Muita gente considera a sexta-feira (13) um dia de azar, mas o governador Renato Casagrande parece estar muito satisfeito com a notícias da data agourenta. Isso por causa do resultado da pesquisa CNI/Ibope, que aponta um crescimento de 20 pontos percentuais na aprovação do governo socialista em relação à última, em julho passado, quando o governo se viu em meio aos protestos de rua. 
 
A pesquisa aponta que 9% da população consideraram o governo como excelente. Outros 40% disseram que o governo é bom. Para 31% o governo Casagrande é regular. Nove por cento consideraram o governo ruim e seis por cento, péssimo. Outros 5% não souberam responder. O governo Casagrande teve a aprovação de 63% dos entrevistados, sendo 49% de bom e ótimo.
 
A pesquisa mostrou ainda que 52% confiam no governador. A pesquisa mostrou também quais as piores áreas da gestão de Casagrande. A saúde parece ser o grande gargalo do governo com Casagrande, já que é considerada a pior área do governo por 51% dos entrevistados. A Segurança vem em seguida com 43%, combate às drogas tem o terceiro pior desempenho com 33% e Educação aparece em quarto lugar com 23%.
 
No ranking dos governadores, Casagrande aparece em sexto lugar. O mais bem avaliado é o governador de Amazonas, Omar Aziz (PSD), com 74% de aprovação, seguido pelo governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos (58%). Na outra ponta da tabela está a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciariani (DEM), do Rio Grande do Norte, com apenas 7% de aprovação.
 
Sobre o governo Dilma, o capixaba ainda se mostra resistente à petista. Entre bom e ótimo a presidente obteve apenas 38% de aprovação dos capixabas – quinta pior marca nacional. Quando a pergunta fez menção à maneira de governar da presidente, a avaliação dos capixabas foi a terceira pior do país: 48%. Bem abaixo da média nacional que ficou em 56%. 
 
Em nível nacional, a pesquisa aponta que o governo Dilma foi considerado ótimo ou bom por 43% dos entrevistados. Em setembro, o índice era de 37%. E em meio aos protestos de julho, o percentual era de 31%.
 
A pesquisa deixa Dilma e Casagrande em uma situação confortável para a eleição do próximo ano. Com a aprovação de seus governos, eles ganham capital político para disputar a reeleição em 2014.
 
Outro que aparece bem na pesquisa é o governador de Pernambuco Eduardo Campos. O presidenciável socialista aparece com o segundo melhor desempenho do país. 

Mais Lidas