Sexta, 29 Março 2024

​Políticos e empresários defendem que comércio funcione diariamente

erickmusso_11_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales

Ao contrário das recomendações do governador Renato Casagrande (PSB), com base em dados de autoridades médico-sanitárias, representantes de entidades empresariais pressionam para a abertura diária do comércio, independentemente da classificação do Mapa de Risco da Covid-19, com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, duas das maiores lideranças do partido Republicano no Estado. Ao promover essa movimentação, como vem ocorrendo em nível nacional, a pandemia ganha no Estado mais um ingrediente no campo político eleitoral.

Nessa sexta-feira (23), Erick divulgou em rede social uma reunião com presidentes de várias entidades, entre eles o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio), em defesa da volta à normalidade das atividades comerciais. Em sua fala de encerramento no vídeo, o deputado afirma que "é preciso cuidar da vida, mas, também, da economia".

Já o prefeito Lorenzo Pazolini voltou a abordar o assunto, defendendo que é preciso estabelecer o debate. "Nós estamos ao lado do setor produtivo, nos manifestando, lutando, deixando claro que temos posição e temos lado", disse em ato público ao lado de vereadores e outras lideranças do comércio. "O presidente Erick ontem foi muito feliz; nós dialogamos muito e ele fez uma manifestação com extrema sabedoria", ressaltou.

"Estamos aqui reunidos com o nosso presidente, expondo a situação caótica que os empresários estão passando, e ele traduziu em suas palavras aquilo que nós precisávamos ouvir", diz o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, no vídeo postado por Erick Musso, apontado como "nossa voz" pelo presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, César Saad. "Não somos vilões", acrescentou, e enumerou o desemprego de queda de faturamento entre os problemas que afetam o setor.

Roberta Bonelli, representante das escolas privadas, também presente à reunião com Erick Musso, afirmou: "A escola é uma área segura para os alunos e estamos vendo muitas crianças e adolescentes adoecendo emocionalmente fora da escola e muitas famílias precisando do apoio da escola", assumindo posicionamento contrário a especialistas no assunto e à decisão da Justiça no Estado, favorável à suspensão das aulas em municípios em risco extremo e alto.

Também nessa sexta, ao anunciar o novo Mapa de Risco da Covid 19, a vigorar a partir de segunda-feira (26), Casagrande manteve as medidas adotadas para o comércio, que deve funcionar de quarta a sexta-feira nas cidades de risco extremo, e de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h, nos locais apontados com de risco alto, e também para a escolas, com aulas presenciais autorizadas apenas em cidades em risco moderado.

No novo Mapa, apenas cinco municípios estão em risco extremo – São Domingos Martins, Santa Teresa, Ecoporanga, Pedro Canário e Mimoso do Sul, no sul, 50 estão classificados em risco alto, incluindo a Grande Vitória, e 23 em risco moderado. 

O governador anunciou uma mudança para as cidades em risco alto, que é o funcionamento dos restaurantes de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. Outra alteração nessas localidades é que os bancos passarão a funcionar.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/