Sexta, 29 Março 2024

Apenas cinco municípios capixabas estão em risco extremo para Covid

casagrande_mapa_reproducao Reprodução/Youtube

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta sexta-feira (23), o 52º Mapa de Risco, que terá vigência a partir da próxima segunda-feira (26). Dos 78 municípios capixabas, 50 estão classificados em risco alto e 23 em risco moderado. Apenas cinco municípios estão em risco extremo, que são Domingos Martins e Santa Teresa, na região serrana; Ecoporanga e Pedro Canário, no norte; e Mimoso do Sul, no sul. Não há municípios classificados em risco baixo.

Casagrande lembrou que, nos municípios de risco extremo, as medidas permanecem as mesmas, como a abertura do comércio somente de quarta a sexta-feira. Nos de risco alto, esses estabelecimentos podem funcionar de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. O governador anunciou uma mudança para as cidades em risco alto, que é o funcionamento dos restaurantes de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. Outra alteração nessas localidades é que os bancos passarão a funcionar.

Assim como em todos os municípios de risco alto, na região metropolitana o transporte coletivo funcionará de segunda a sábado, das 5h às 22h. Além disso, segundo o governador, a ocupação máxima dos ônibus intermunicipais e interestaduais, que antes era de 50%, agora passa ser de 75%.

'Estamos na curva descendente da terceira onda'

O governador ressaltou que a quarentena tem trazido resultados e que "estamos na curva descendente da terceira onda", o que não significa, porém, que não há possibilidade de nova curva ascendente. No que diz respeito à Taxa de Transmissão (RT), o governador recordou que em 19 de março ela era de 1,6, passando, em dois de abril para 1,32. Em nove de abril, estava abaixo de 1.

Na Semana Epidemiológica em que houve o início da quarentena, foram 16,6 mil casos confirmados, segundo o governador. Na anterior, 14,7 mil. Já na atual, até o momento há 5,2 mil.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 89,22%. Casagrande destacou que se não houvesse a abertura de novos leitos, totalizando 1.066, a taxa de ocupação seria de 133%.


Classificação

Os municípios em risco alto são Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Em risco moderado estão Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Agmarcarioca amigo do mito em Sábado, 24 Abril 2021 18:32

vamos deixar a covid com o secretario de saude e vamos trabalhar governador e nao fale mau do mito porque fica dificil vir recursos para o estado calma Sergio meneguelli vem ai esse eu conheço a 44 anos e la da terra das mulheres bonitas Colatina es

vamos deixar a covid com o secretario de saude e vamos trabalhar governador e nao fale mau do mito porque fica dificil vir recursos para o estado calma Sergio meneguelli vem ai esse eu conheço a 44 anos e la da terra das mulheres bonitas Colatina es
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/