Dois nomes que vem sendo incensados para a disputa do próximo ano têm problemas semelhantes para se viabilizar: precisam fazer seus partidos crescerem no Estado. Os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e da Serra, Audifax Barcelos (Rede), precisam dar musculatura às suas bases para se incluírem no jogo político em um patamar diferente.
O PPS de Luciano Rezende tem 15. 294 filiados, segundo dados de abril do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um número bem aquém dos 42. 484 filiados do PMDB, e 32.338 do PDT, respectivamente o primeiro e o segundo colocados em número de filiados no Estado. O partido tem o prefeito da Capital e o de Cariacica, uma das maiores prefeituras do Estado, mas os dois estão em lados diferentes.
O partido, recentemente, fez um encontro estadual e lançou o nome de Luciano Rezende para o governo do Estado, embora o prefeito esteja em um arranjo ao lado do PSB, mas tem feito movimentos para aumentar sua capilaridade.
Quem também tem um partido que precisa crescer é a Rede de Audifax Barcelos. No Espírito Santo o partido tem apenas 1.031 filiados. Principal estrela da Rede no Estado, o prefeito tem sido pressionado pela nacional para disputar o governo. A estratégia é que a candidatura possa dar suporte à presidenciável Marina Silva. O partido, assim como o PPS, também precisa conquistar cadeiras na Câmara dos Deputados.
Evidentemente, o número de filiados não garante um bom quadro de disputas, mas é preciso aumentar o corpo do partido para dar suporte para as lideranças que eventualmente vierem para projetos eleitorais. A eleição do próximo ano vai ser um teste para esses partidos, mas para os meios políticos, essas lideranças estariam aumentando suas projeções nesse período, visando justamente a esse crescimento e não necessariamente a uma disputa para vencer.
As duas lideranças, porém, tem uma projeção para disputas futuras. Caso finalizem seus mandatos em alta, Audifax e Luciano se incluem como nomes competitivos para a disputa ao governo em 2022. Também se juntam a eles outras lideranças que devem estar no jogo político, como o prefeito de Vila Velha, Max Filho, entre outros.