domingo, março 23, 2025
27.6 C
Vitória
domingo, março 23, 2025
domingo, março 23, 2025

Leia Também:

Prefeito de Cariacica se complica com equipe no início do mandato

Com pouco mais de 100 dias de governo, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (MD), vive uma crise na prefeitura. Dois secretários deixaram o cargo: Adilson Avelina (Articulação Política) e Meio Ambiente (Antonio Neto). O secretário de Saúde Nilson Mesquita chegou a ensaiar a saída também, mas acabou recuando. Os problemas no início da gestão deixam transparecer que o relacionamento do prefeito com a equipe anda abalada.

Os problemas de Juninho chamam a atenção dos meios políticos, porque entre os novos prefeitos eleitos em outubro, a situação mais cômoda era a dele. Foi, proporcionalmente, o segundo mais votado no país em um segundo turno, recebeu uma prefeitura que havia triplicado a arrecadação de ICMS na gestão de seu antecessor Hélder Salomão (PT), gestão da qual foi vice-prefeito, aliás.

Hélder e Juninho tiveram problemas no relacionamento no segundo mandato do petista. Na campanha eleitoral do ano passado Hélder tentou fazer como sua sucessora a deputada estadual Lúcia Dornellas (PT), mas na reta final do pleito o prefeito e os petistas diminuíram o ritmo diante do favoritismo de Juninho. Isso permitiu que a chegada dele à prefeitura no início do ano ocorresse de forma menos complicada que os demais prefeitos da Grande Vitória.

Juninho montou uma equipe com perfil técnico, com alguns nomes polêmicos, como o do ex-presidente do Banestes Paulo França, denunciado em fraudes na administração de massas falidas e por improbidade em sua passagem pelo banco estadual. Ele assumiu a Companhia de Desenvolvimento da Cidade. Haveria problemas na equipe também ligados à aquisição de terrenos no município e ainda com patrocinadores de campanha.

No município, a impressão da classe política é de que apesar do perfil técnico dado à equipe, o prefeito não tem conseguido alcançar as metas estabelecidas na campanha, porque faltaria a ponte entre as atuações técnicas e políticas.

Juninho desde que assumiu vem focando sua atuação no fortalecimento político. Aproximou-se do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM), buscou posicionamento na Frente Nacional dos Prefeitos, conseguindo espaço na coordenação de esporte da FNP, e também se movimentou com a nacional do PPS. Depois da formação da MD, emplacou a vice-presidência do novo partido no Estado.

Aumentar a musculatura política, porém, sem garantir um bom desempenho à frente da prefeitura de Cariacica, não vai consolidar Juninho como uma liderança de peso no Estado. Ele é prefeito de uma das maiores cidades do Estado, que tem problemas sérios e a tradição de não dar uma segunda chance aos prefeitos que não atendem aos interesses da população. Para garantir uma musculatura política que deseja, Juninho terá que aliar seus movimentos políticos a uma gestão eficiente.

Mais Lidas