quarta-feira, janeiro 15, 2025
22.7 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 15, 2025
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Leia Também:

Presidente Dilma encerra sobrevoo às áreas atingidas pela chuva no Estado

A presidente da República, Dilma Rousseff, chegou ao Espírito Santo às 9h40 desta terça-feira (24) para sobrevoar as áreas atingidas pelas chuvas. Ao lado do governador Renato Casagrande, a petista sobrevoou a Região Metropolitana por cerca de 30 minutos. A presidente se reúne neste momento com as autoridades locais em uma área reservada do Aeroporto de Vitória, para discutir as ações para mitigar os efeitos das chuvas, que atingem o Estado há mais de dez dias.
 
A agenda da presidente prevê que o retorno de Dilma a Brasília ocorra ainda no início desta tarde. A expectativa é que a petista faça um pronunciamento à imprensa para atualizar as medidas que ainda podem ser adotadas pelo governo federal. A comitiva presidencial também é composta pelos ministros Francisco José Coelho Teixeira (Integração Nacional), Celso Amorim (Defesa) e Alexandre Padilha (Saúde), além de autoridades da Defesa Civil Nacional.

Entre as primeiras medidas anunciadas está a construção de pontes provisórias em vias interrompidas pelas águas. A construção ficará a cargo de equipes do Exército, que chegam ao Estado nesta quinta-feira (26).

Esta é a primeira vez que a presidente vem ao Estado desde que tomou posse no cargo, em janeiro de 2011. A visita era cobrada por autoridades locais e até pela população, por meio das redes sociais, sobretudo após os graves incidentes com as chuvas que atingem todo o Estado. O seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o Estado em 12 ocasiões.

 
A visita da presidente faz parte de uma série de medidas adotadas pelo governo federal em ajuda ao governo estadual após as chuvas. Além da remessa de alimentos, medicamentos e equipamentos, foram enviadas equipes da Força Nacional de Segurança para atuar no resgate de vítimas e pessoas ilhadas, assim como uma força-tarefa do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai atuar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento à população prejudicada pelas chuvas.

Mais Lidas