quarta-feira, abril 23, 2025
20.9 C
Vitória
quarta-feira, abril 23, 2025
quarta-feira, abril 23, 2025

Leia Também:

Presidente nacional do Tucanafro cumpre agenda no Espírito Santo

O presidente do Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB, o Tucanafro, Juvenal Araújo, chegou ao Estado na manhã desta segunda-feira (26) e esteve na Redação de Século Diário para falar sobre a agenda que cumpre no Espírito Santo. Entre elas, está o encontro com representantes do governo do Estado, em que vai propor a criação de uma delegacia especializada de Crimes Raciais e de Intolerância. 
 
Ele explicou que a proposta já foi implantada em São Paulo, Rio de Janeiro e Piauí – em Minas Gerais existe um núcleo. O grande problema, afirmou Araújo, é que sem a especialidade, os crimes de racismo não ficam identificados e não se pode acompanhar as estatísticas. 
 
Mas a delegacia é apenas um instrumento na busca de igualdade racial, o segmento dentro do partido trabalha com eixos de atuação, como a criação dos conselhos estaduais e municipais, para aumentar a mobilização popular até as coordenadorias de políticas públicas, que abranjam a questão do negro na socioedade. 
 
O Espírito Santo não foi escolhido por acaso para a visita. O Estado apresenta os piores índices de violência contra juventude negra, segundo os mais recentes estudos divulgados pelo Mapa da Violência, a proporção de jovens negros assassinatos e brancos é uma das maiores do País. 
 
Segundo Juvenal é fundamental fortalecer o Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e os respectivos mecanismos institucionais de enfrentamento ao racismo, conforme estabelecido na Lei nº 12.288, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. 
 
Outro encontro previsto para esta segunda é o com o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), o também tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. Com ele, a agenda é a situação dos quilombolas no Estado. A ideia é discutir os projetos e a linha de crédito para os agricultores das comunidades quilombolas do Estado.  
 
Outro projeto também nesta área é o da formação e qualificação de professores que sejam membros das próprias comunidades para alfabetizar os quilombolas, assegurando a identidade dos membros dessas comunidades. 
 
Na Assembleia Legislativa, Juvenal Araújo irá conversar com os deputados do PSDB, Sergio Majeski e Marcos Mansur. Majeski, inclusive no dia 23 de setembro último, propôs uma Audiência Pública pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos sobre o “Extermínio de Jovens no Espírito Santo”. 
 
Com a vinda do presidente do segmento partidário ao Estado, o PSDB dá um importante passo na sua busca de espaço em questões em que a sociedade não identifica o partido. Segundo Juvenal, o PSDB também trabalha para formação política, buscando atrair negros para os quadros do partido, não só como membros, mas também como figuras de protagonismo e decisão. 
 
O presidente do Tucanafro fez questão de destacar várias ações afirmativas do PSDB, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, para mostrar que o partido tem identificação com a causa há bastante tempo. 
 
Juvenal Araújo dará posse para ao primeiro Tucanafro do Estado. O evento, organizado pelo PSDB estadual, acontece na sede do partido nesta segunda-fera (26) às 18 horas. Quem vai comandar o segmento no Estado é Marcos Nascimento, o Kalunga. A vinda de Juvenal foi organizada pelo presidente da municipal de Vitória, Wesley Goggi, que foi quem levou a discussão para a nacional, como líder da juventude tucana e com assento na Executiva Nacional. 

Mais Lidas