Sexta, 29 Março 2024

Crédito a professores para internet e computador será votado na segunda na Ales

erick_musso_virtual_leo_duarte Leo Duarte

A Assembleia Legislativa votará na próxima segunda-feira (26) o projeto de lei do executivo que concede auxílio financeiro para professores da rede estadual adquiram computadores e tenham garantido o custeio de plano de internet. A proposta foi protocolada na Casa na última quinta-feira (15), tendo a tramitação cobrada nesta semana pelos deputados Sergio Majeski (PSB), Iriny Lopes (PT), Fabrício Gandini (Cidadania) e Dary Pagung (PSB), líder do governo.

A garantia de colocar a proposta em pauta foi dada pelo presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), na sessão dessa terça-feira (20), após novos discursos sobre a necessidade de o projeto ser votado com urgência. "Em agosto do ano passado apresentei projeto desse teor. O governo se mostrou interessado, mas ficou enrolando, poderia ter sido colocado em votação há muito tempo. Agora que o governo manda para a Assembleia, também está demorando. Já deveria estar na mão dos professores no começo do ano letivo", criticou Majeski.

A proposta autoriza a concessão do benefício de R$ 5 mil para aquisição de computadores para os professores da Rede Estadual. O benefício, que será concedido por meio da Secretaria da Educação (Sedu), também estabelece uma ajuda de custo mensal de R$ 70 para apoio à contratação do plano de internet. 

Erick disse
 que os deputados poderão melhorar a iniciativa, ampliando o benefício. Ele informou ter recebido demanda de professores em Designação Temporária (DT) sobre restrições para receber o crédito e solicitou intervenção da Comissão de Educação da Assembleia.

Já Majeski, que é professor, apresentou uma emenda incluindo todos os profissionais da educação que atuam na rede pública no benefício para compra de computadores.

"Muitos professores estão se virando como podem, com computadores e celulares defasados. Poderia ter sido resolvido pelo governo no final do ano passado, mas não fez. Quando manda estamos indo para o final do mês de abril e os professores ainda não tiveram acesso", lamentou.

Outra a propor mudanças foi Iriny Lopes (PT), com a finalidade de incluir os professores que atuam no campo entre os beneficiados pelo auxílio. "Venho colocando reiteradamente minha posição contrária a aulas presenciais. Eu luto por condições de igualdade para alunos e professores para aulas virtuais, um projeto como esse resolve, mesmo que parcialmente. Com a emenda vamos ampliar e criar condições", enfatizou a petista.

O PL n° 134/2021, de acordo com o regimento da Assembleia Legislativa, será apensado ao Projeto de Lei n° 433/2020, de autoria de Majeski. Na proposta do deputado, estão incluídos os secretários escolares. Outro projeto do parlamentar trata da concessão de auxílio aos estudantes do Ensino Médio em vulnerabilidade social para aquisição de computadores ou tablets.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/