Sexta, 19 Abril 2024

​Propaganda eleitoral acaba no dia 12, mas campanha vai até sábado

tre_es_tre TRE

Faltam apenas dois dias para o término da campanha eleitoral no rádio e TV, que se encerra nesta quinta-feira (12). A campanha de rua dos candidatos a prefeito e vereador, porém, prossegue até o dia 14, véspera das eleições de domingo (15). Nesse período são permitidas carreatas, passeatas e entrega de santinhos, dentro das normas estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), que fixou para o mesmo dia o prazo final para a promoção de debates entre os candidatos. 

Nesta terça-feira (10), a juíza eleitoral Gisele Souza de Oliveira divulgou decisões em desfavor do candidato a prefeito de Vitória pelo Cidadania, Fabrício Gandini, e os candidatos a vereador Leonil Dias, do mesmo partido, e Ederson Silva Pereira (Podemos).

Os três foram denunciados pelo Ministério Público por estarem praticando propaganda com o uso de carro de som de forma irregular. A magistrada estabeleceu multa de R$ 5 mil em caso de voltar a utilizar o carro de som sem estar em carreata. Situação semelhante gerou medida, na semana passada, contra o vereador Luiz Emanuel Zouain (Cidadania), candidato à reeleição.

Na região metropolitana, os fatos que chamaram mais atenção na propaganda eleitoral foi a operação de busca e apreensão da Polícia Federal na Prefeitura de Vitória e em duas empresas produtoras de vídeos, no último dia 5. Os agentes recolheram documentos e computadores como parte das investigações ao candidato a prefeito Fabrício Gandini (Cidadania), por suposto uso de dinheiro público em sua campanha eleitoral.

Gandini e seu opositor, Lorenzo Pazolini, candidato do Republicanos, passaram a encher os horários com ataques mútuos. Gandini acusando Pazolini de ligações com o crime organizado, Pazolini desmentindo as acusações e cobrando esclarecimentos sobre a operação da Polícia Federal na prefeitura.

Já em Cariacica, o subtenente Assis, candidato a prefeito pelo PSL, aparece em vídeos com o filho 03 do presidente do Jair Bolsonaro, o deputado federal Flávio Bolsonaro, alertando o eleitor para o "esquerdista disfarçado" , como ele aponta o também candidato Euclério Sampaio, do DEM, bem colocado nas pesquisas eleitorais.

Nesta sexta-feira (13) será o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral dos candidatos. Já na véspera do pleito, no próximo sábado (14), será o prazo final para campanha eleitoral nas ruas, como a distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas e passeatas dos candidatos. A partir de quinta-feira, os candidatos não poderão realizar comícios com utilização de aparelhagem de som e evento nas cidades.

A eleição está marcada para o próximo domingo (15), das 7h até às 17h. A Justiça Eleitoral já orientou os eleitores a irem de máscara, manter o distanciamento social nas filas e limpar as mãos (álcool em gel) na entrada e saída das zonas eleitorais. Também pediu que dê prioridade para as pessoas com mais de 60 anos, nas primeiras horas de votação, das 7 às 10 horas

Gandini diz que operação da Polícia Federal foi invasão a pedido de Pazolini

Candidato do Cidadania é alvo de investigações por abuso de poder econômico e promover grande evento com pessoas sem máscaras
https://www.seculodiario.com.br/politica/gandini-diz-que-operacao-da-policia-federal-foi-invasaoa-pedido-de-pazolini

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/