O PRP de Marataízes, no sul do Estado reuniu a militância nessa quinta-feira (12) para o lançamento da pré-candidatura à prefeitura local, de sua mais importante aquisição no município, o vice-prefeito Tininho Batista. Rompido com o prefeito Jander Vidal (PSDB), ele deve enfrentar o candidato apoiado pelo tucano no pleito deste ano, o presidente do partido no município, o ex-prefeito Toninho Bittencourt.
O racha entre Jander e Tininho aconteceu no início do ano, quando a Justiça determinou o retorno do tucano à prefeitura, depois de 27 meses e afastamento, período em que a cidade foi comandada pelo vice à época filiado ao PT.
Tininho tentou derrubar a decisão que reconduzia o titular da prefeitura à cadeira, sem sucesso. Então, ele mudou de partido na janela aberta para os candidatos no pleito deste ano e começa a articular os apoios para a disputa. O clima com o tucano não é nada bom na cidade.
Vereador do município de Marataízes por dois mandatos, Tininho tenta apostar na oposição ao atual prefeito para construir seu palanque. Mas a briga parece ser forte do outro lado também, já que o prefeito faz várias acusações de problemas na gestão durante seu afastamento do mandato.
Tininho é mais um em uma robusta lista de vices-prefeitos que entraram em conflito com os seus aliados de palanque no Espírito Santo. Também tentaram permanecer à frente do executivo na ausência de seus titulares a vice-prefeita de Itapemirim, Viviane Peçanha (PSDB) deve ser um nome no pleito contra o prefeito de Luciano Paiva (Pros).
Em Vargem Alta, Bosquinho (PSB), também terá Cláudio Pazetto (PR), seu ex-aliado de palanque como um obstáculo no processo eleitoral deste ano. Em Conceição da Barra, a vice-prefeita Adélia Marchiori (PMDB) chegou a ser empossada pela Câmara, durante o afastamento do prefeito Jorge Donatti (PSDB) para tratamento de saúde. A Justiça foi acionada para anular o ato de posse.