Na próxima legislatura, o PRP terá três deputados na Assembleia Legislativa. Além de reeleger Dary Pagung, o partido conseguiu ainda mais duas cadeiras, com Hudson Leal e Almir Vieira, se tornando a segunda maior bancada da Casa, ao lado do PT. Para preparar o caminho para 2016, o partido quer usar o espaço político no legislativo para se fortalecer.
A ideia é aumentar o número de prefeituras que o partido tem hoje, que são três. Nas Câmaras Municipais, a meta é aumentar o número de vereadores de 30 para 70, como projeta o coordenador político do partido, Marcus Alves. O partido elegeu dois deputados em 2010, Pagung e Henrique Vargas. O segundo se elegeu prefeito de São Gabriel da Palha, em 2012. Daí a importância do legislativo.
A bancada que tomará posse no próximo ano vai atuar unida na Assembleia Legislativa e com posição governista. As bandeiras do partido, porém, serão defendidas, como garante o coordenador do PRP. Hudson Leal é médico e deve concentrar seu mandato nas questões da área de saúde, enquano Almir Vieira é auditor fiscal da Prefeitura de Cariacica e presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado. Já o candidato reeleito, Dary Pagung, segundo Alves, tem condições de manter o cargo à frente da Comissão de Finanças e afirma que seu capital cresceu.
Com uma fórmula bem simples, o partido conseguiu surpreender nas últimas eleições no Estado. O PRP trabalha com uma chapa ampla de candidatos de peso político equilibrado, o que garante um desempenho eleitoral satisfatório.
Sobre a relação com o Executivo, Alves afirma que não houve negociação de cargos entre o PRP e o governador eleito Paulo Hartung (PMDB), a quem o partido apoiou na majoritária. Mas o que se ouve nos bastidores é diferente. O partido também estaria buscando acomodação na próxima gestão.