Quinta, 25 Abril 2024

Psol apoia João Coser para combater a 'violência e a extrema direita'

joao_coser_leonardo_sa-2067 Leonardo Sá

"Votar em Coser para derrotar a extrema direita, o conservadorismo e a violência!". Assim começa a nota conjunta do Psol municipal de Vitória e da Executiva Estadual do partido, divulgada na manhã desta quarta-feira (18), confirmando o apoio ao candidato do PT no segundo turno e rejeitando o Delegado Pazolini, do Republicanos. O Psol pontua, no entanto, que "o voto não se transforma em apoio ao mandato". 

Apesar de não ter afinidade programática com a política do PT em sentido geral, esclarece o comunicado, o Psol ressalta "plena consciência de que o candidato do Republicanos representa o avanço do conservadorismo em Vitória e as mãos do bolsonarismo no poder municipal. E não nos furtaremos a combater esses neofascistas onde quer que estejam, e reafirmar nosso compromisso com a democracia".

A nota reafirma que "derrotar o neofascismo e o ultraneoliberalismo que assola o Brasil é tarefa que se constrói nas ruas e nas urnas", e destaca que a eleição em Vitória ainda não terminou. "O quadro estabelecido para o segundo turno em Vitória exigirá da militância do partido ainda mais sacrifícios do que os que temos tido no último período".

Com votação expressiva em todo o País, o Psol conquistou a primeira cadeira legislativa no Estado este ano, com Camila Valadão, que assumirá a Câmara de Vitória. Ela foi a segunda mais votada, com 5.625 votos, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

"O processo eleitoral de 2020, durante uma pandemia, fragilizou nossas campanhas e candidaturas, pois impediu a utilização de um dos nossos pontos fortes que é o trabalho de corpo-a-corpo junto à população. Ainda assim, os resultados do primeiro turno das eleições municipais apontaram para uma resistência contra as políticas genocidas de Bolsonaro/Mourão/Guedes", aponta a nota.

A orientação do partido é "nenhum voto no candidato bolsonarista; votar em João Coser para derrotar a extrema direita, o conservadorismo, o bolsonarismo e a violência em todas as formas, a qual ocorre especialmente nas periferias, tendo como alvo a juventude negra. Reafirmamos a nossa oposição programática ao partido do candidato e à sua administração, que será exercida nas ruas e no parlamento, contra as políticas neoliberais". 

PCdoB

Na noite dessa segunda-feira (17), o diretório municipal do PCdoB, que disputou a prefeitura com o ex-vereador Namy Chequer, também anunciou apoio a Coser. O partido ressalta que "a opção decorre de a candidatura petista estar situada em nossa campo político, democrático e popular". 

Assim como o Psol, a legenda comunista convoca a militância e os moradores da Capital para uma "intensa campanha a fim de derrotar as forças ligadas ao bolsonarismo, que hoje estão incorporadas à candidatura do Delegado Pazolini".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/