Quinta, 25 Abril 2024

​João Coser passa Gandini e disputa segundo turno com Delegado Pazolini

pazolini_coser_redesociais Redes Sociais

Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) no segundo turno em Vitória, que será votado no próximo dia 28, é a repetição da polarização entre apoiadores e opositores do governo Jair Bolsonaro. Gandini, candidato pelo Cidadania e apoiado pelo prefeito Luciano Rezende, atingiu 36.172 mil votos (21,12%) e ficou em terceiro lugar, fora da reta final das eleições, com uma diferença para Coser de 1.201 votos. 

Delegado da Polícia Civil licenciado, Lorenzo Pazolini obteve 53.04 mil votos, 30,95% do total, passando à frente de João Coser, que marcou 37.373 mil votos, 21,82% na preferência do eleitor. Deputado estadual filiado ao PRP, Pazolini deixou o partido e integrou-se, em 2019, ao grupo político do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, alinhando-se ao deputado federal Amaro Neto, sem deixar seu mentor político, o ex-senador Magno Malta (PL).

No exercício do mandato, ganhou notoriedade como oposicionista ao governador Renato Casagrande (PSB), já ensaiando a candidatura a prefeito e como parte da estratégia do Republicanos, que passou a ser o partido mais próximo a Bolsonaro, depois que ele se desfiliou ao PSL, em decorrência de conflitos relacionados ao controle partidário.

No Republicanos, braço político do empresário Edir Macedo, dono da Igreja Universal, Pazolini teve a candidatura a prefeito de Vitória confirmada em setembro deste ano. Por conta dessa aproximação, o delegado, ainda sem partido, mas ligado ao grupo de comando do Republicanos no Estado, trouxe a Vitória, em maio de 2019, a ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Silva, para receber uma homenagem na Assembleia Legislativa, ignorando protestos de diversos movimentos sociais.

Na campanha que o levou ao segundo turno, esse alinhamento ao bolsonarismo foi ignorado. A ênfase foi dada a projetos para transformar Vitória em uma cidade de paz e tranquilidade e em ataques e defesa ao adversário Gandini.

Nos meios políticos, essa postura está relacionada à elevação do nível de rejeição do presidente da República, atualmente em mais de 40%, segundo as últimas pesquisas. A insatisfação é consequência da situação de crise que atinge o país, principalmente na área econômica e no combate à pandemia da Covid-19, praticamente ignorada por Bolsonaro. 

Um dos casos de maior repercussão de Pazolini com Bolsonaro foi a invasão do hospital Dório Silva, em junho desse ano, depois de uma fala do presidente para que seus aliados desmascarassem as notícias sobre a pandemia. Acompanhado dos deputados Carlos Von (Avante), Danilo Bahiense (PSL), Vandinho Leite (PSDB) e Torino Marques (PSL), Pazolini realizou uma "fiscalização" no hospital, gerando polêmica e protestos.

João Coser, o segundo colocado no primeiro turno, é ex-prefeito de Vitória por dois mandatos, ex-deputado estadual e ex-deputado federal. É integrante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das apostas do partido para eleger prefeito em capitais. Na campanha, Coser apresentou programas para a cidade e citou as transformações estruturais realizadas durante as suas duas gestões.

O representante do PT no Estado conta com o apoio do ex-presidente Lula e da atual presidente do partido, Gleisi Hoffman. A cúpula partidária superou a crise interna em decorrência de João Coser ter ocupado uma secretaria no governo Paulo Hartung, em 2016. Reeleito para a presidência estadual do PT em 2017, tornou-se o candidato natural à prefeitura de Vitória.

Já a derrota de Fabrício Gandini significa o fim do "terceiro mandato" de Luciano Rezende. Capitão Assumção (Patri) ficou em quarto lugar, com 12.365 votos (7,22%), seguido por Mazinho (PSD), com 11.397 votos (6,65%), Neuzinha (PSDB), 7.897 votos (4,61%), Sergio Sá (PSB), 7.110 (4,15%), Coronel Nylton, 2.882 (1,68%), Gilbertinho Campos (Psol), 1.408 votos (0,82%), Halpher Luigi (PL), 998 votos (0,58%), Namyr Chequer (PCdoB), 440 (0,26%), e Raphael Furtado (PSTU), com 69 votos (0,04%).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Ricardo em Segunda, 16 Novembro 2020 00:03

Esqueceu-se de falar das desapropriações milionárias do Coser, como também, as irregularidades apontadas pelo Ministério Público nos quiosques da orla de Camburi... e por ai vai #ForaCoser

Esqueceu-se de falar das desapropriações milionárias do Coser, como também, as irregularidades apontadas pelo Ministério Público nos quiosques da orla de Camburi... e por ai vai #ForaCoser
Ricardo em Terça, 17 Novembro 2020 17:45

Que bom que as eleiçoes acabaram, fiquei plantado no meu serviço na MotoTurbo (https://mototurbogoiania.com) durante toda a campanha, mais agora está tudo bem.

Que bom que as eleiçoes acabaram, fiquei plantado no meu serviço na MotoTurbo (https://mototurbogoiania.com) durante toda a campanha, mais agora está tudo bem.
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/