quarta-feira, outubro 16, 2024
21 C
Vitória
quarta-feira, outubro 16, 2024
quarta-feira, outubro 16, 2024

Leia Também:

PT de Vila Velha define nome para prefeitura em clima de disputa interna

João Batista Babá e Edinho são as pré-candidaturas colocadas, que serão debatidas neste sábado

O Diretório do PT em Vila Velha se reúne neste sábado (2) para escolher o concorrente do partido na disputa à prefeitura nas eleições de outubro, em clima de disputa interna. De um lado, a Resistência Socialista (RS), corrente liderada pelo deputado federal Helder Salomão, prepara o lançamento da pré-candidatura do dentista e ex-vereador João Batista Gagno, o Babá; do outro, a Construindo um Novo Brasil (CNB), da deputada federal Jack Rocha, defende o nome do economista Edson Wilson, o Edinho.

A reunião ocorrerá no colégio no colégio Martina Tolloni, das 15 às 18 horas, com pautas que incluem informações sobre o panorama político-eleitoral em níveis nacional, estadual e municipal; e formação da chapa de vereador e dos Grupos de Trabalho das Secretarias do partido, encerrando com a indicação da pré-candidatura majoritária.

A corrente do PT que defende o nome de Babá se posiciona mais à esquerda e ignora pré-candidaturas já colocadas no mercado, com densidade eleitoral reconhecida, como a do atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), a do ex-secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, ainda sem partido, mas que deve se filiar ao Republicanos, e a do ex-prefeito Max Filho, no PDT.

“A pré-candidatura majoritária é um gesto, acima de tudo, político. Nenhum petista pode se omitir no momento em que a democracia e o governo Lula estão sob ataque da extrema direita”, afirma o grupo “Pra voltar a sonhar”, que defende o nome de Babá, em manifesto divulgado nesta sexta-feira (1º).

“Queremos fazer o debate interno com a militância e as correntes que compõem o partido, para aglutinar forças em torno das candidaturas proporcionais e da federação. É fundamental que Vila Velha tenha uma esquerda unida e um prefeito do PT na cidade para fortalecer a reeleição do Lula e eleger vereadores/as na Câmara Municipal”, enfatiza.

Essa manifestação é ligada à corrente “Resistência Socialista”, liderada pelo deputado federal Helder Salomão, e bate de frente também com a tendência de outro grupo, que não quer uma candidatura própria no município. Para os meios políticos, esse posicionamento ocorre por conta das ligações desses filiados com estratégias do Palácio Anchieta para as eleições deste ano, que poderiam favorecer a reeleição de Arnaldinho Borgo.

“Nesse movimento, uma geração de esquerda e de democratas de Vila Velha está se levantando, dentre eles o ex-deputado estadual Claudio Vereza, para resgatar a força histórica da sociedade civil canela-verde (que vem desde a resistência da ditadura militar) e das conquistas históricas das forças democráticas de Vila Velha, como por exemplo, a participação popular no planejamento da cidade, a discussão do orçamento participativo”, completa o manifesto.

Mais Lidas