Rafael Primo e Nunes formam a Frente Popular Democrática, que dá o tom da oposição a Bolsonaro
Rede, PT e PCdoB caminharão juntos em Vila Velha nas eleições municipais de 15 de novembro. O candidato a prefeito da Rede, Rafael Primo, anunciou nessa quinta-feira (17) o ex-deputado estadual José Carlos Nunes, do PT, como vice em sua chapa, formando a Frente Popular Democrática, que conta ainda com o PCdoB.
Após muita negociação, Nunes desistiu da candidatura a prefeito, decisão que foi confirmada depois da anunciada polarização entre o atual prefeito, Max Filho (PSDB), e o ex-deputado federal Neucimar Fraga (PSD), cuja candidatura foi confirmada também na quinta-feira.
Os dois candidatos à prefeitura são apontados por lideranças políticas com acesso a pesquisas para consumo interno como as duas maiores densidades eleitorais no município, estimativa que inclui ainda o vereador Arnaldinho Borgo (Podemos), também candidato a prefeito.
A Frente Popular Democrática surge depois de anunciadas as candidaturas mais à direita e à extrema direita na Grande Vitória. Essa aliança no campo progressista dá o tom da nacionalização da política, que na disputa deste ano é considerado fator essencial, tendo em vista a necessidade de oposição ao governo de Jair Bolsonaro.
“Creio que há poucas cidades com esse arranjo. Frente ao retrocesso que é o governo Bolsonaro, se omitir é ser conivente. Tudo que é decidido em Brasília tem reflexo imediato aqui na nossa cidade. A ideia é formar uma parceria em torno de um projeto democrático e popular, na defesa de uma Vila Velha inclusiva, com políticas públicas eficientes e focadas para aqueles que mais precisam”, destaca Rafael Primo.
Já Nunes, ex-candidato a prefeito pelo PT afirma: “Não tenho dúvida de que Rafael tem talento, capacidade política e empatia para representar esse projeto. Ele tem experiência no setor privado e é muito trabalhador. O importante é que vemos nele não só um discurso bonito, mas a prática do que a gente tanto quer: renovação e transformação de Vila Velha”.
Rafael Primo foi lançado pela cúpula da Rede no Espírito Santo, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, e o senador Fabiano Contarato, como um dos nomes para manter o partido em evidência na Grande Vitória, dentro da estratégia visando as eleições gerais de 2022. O outro é o vereador Fábio Leite, candidato de Audifax na Serra.
Estreante em disputas majoritárias, ele diz que “está político”, ressalvando, porém, que tem autonomia, “livre de acordos”. Rafael Primo é presidente do partido em Vila Velha, é especialista na área de tributos e com experiência no mercado financeiro. Focado na inovação, desenvolvimento e impacto social, se eleito pretende, além de incentivar a inovação, melhorar os níveis de arrecadação, incluindo uma revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
