Muitos prefeitos eleitos em 2012 perceberam que não poderiam ignorar as redes sociais. De olho na popularidade, puseram suas assessorias para trabalhar e entraram de cabeça no Facebook, o canal virtual preferido dos prefeitos para se comunicar com a população.
A reportagem de Século Diário navegou nos perfis dos prefeitos dos quatro principais municípios da Grande Vitória, e constatou um paradoxo. Embora usem as redes para estabelecer um canal de conectividade com a população e exaltar as “conquistas positivas” da gestão, os prefeitos, muitas vezes, não gostam do que leem. Ao mesmo tempo que há comentários elogiosos e até eloquentes, exaltando a administração, há aqueles que chegam a ser mordazes, e incomodam os prefeitos.
Independentemente da informação postada pelo prefeito – pode ser a melhor notícia do mundo -, os comentários se dividem em positivos e negativos. Há exaltados dos dois lados: pró-prefeito e antiprefeito.
Os comentários, na sua maioria, parecem orquestrados. Com claro viés político, os grupos se manifestam contra ou favor da administração. Esses comentários costumam ser superficiais, justamente por esse viés político. Na linha: “entra lá e fala bem (ou fala mal) do prefeito”
Há outra categoria de comentários, a minoria, que aparentam ser espontâneos. Esses posts conseguem transmitir mais credibilidade. Positivos ou negativos são mais equilibrados e parecem expressar verdadeiramente a opnião do cidadão, que usa o canal como ferramenta para criticar ou reconhecer o trabalho do prefeito.
Reproduzindo alguns comentários fica mais fácil para o leitor tirar suas próprias conclusões. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), por exemplo, postou uma foto nessa segunda-feira (3) com um exemplar da revista Exame nas mãos, no momento em que embarcava para São Paulo. O prefeito avisa que está indo receber a premiação por Vitória ter conquistado o 1º lugar em saúde e 3° lugar em educação no ranking das 50 cidades inteligentes do País.
Apesar da alegria do prefeito, parte dos internautas “desconfiou” da premiação. Tirando os “exaltados”, a maioria, que repetem “parabéns prefeito”, alguns comentários, que parecem espontâneos, apontam para outra realidade. Os internautas alegam que desconhecem a Vitória estampada na revista.
Rafaella Frechiani Bom Dia Senhor Prefeito! O senhor só responde os elogios? E as críticas? Não temos direito a uma explicação para essa decisão tão infeliz de diminuir o número de auxiliares? Ah, não deve ser grande coisa né, já que os seus filhos não estudam nas creches da Prefeitura! Mesmo assim, gostaria muito que o senhor se manifestasse! Eu continuo aguardando!
Célia Costa A saúde pública esta um caos! Não é porque saiu na revista que vou aplaudir. Prefeito Luciano Rezende sugiro que dê uma passada nos hospitais públicos e constate o equívoco da materia.
Rosinalva da Rocha As noticias estao equivocadas nessa revista, porque moro em vitoria e faço uso da educaçao e saude e nao vejo nada disso
Alexandre Furieri Acho que todos os comentários aqui postados, são de funcionários comissionados da PMV/ES ou pessoas que estão precisando fazer exame de vista! Não lêem jornais!
Luciano não comenta as críticas, mas apenas agradece os comentários elogiosos. A internauta se queixa.
Gabriella Passos Estou com a impressão de que o prefeito só responde elogios, e olhe lá !!!
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), também vai ao céu e ao inferno nas redes sociais, mas faz questão de responder a todos. No último domingo (2), o prefeito postou um “vídeo-desabafo” reclamando dos deputados que criticam sua gestão. A polêmica levantada repercutiu na Assembleia na sessão dessa segunda-feira (3) e provocou quase 100 comentários nas redes sociais.
Os comentários, novamente, se dividem entre apoio e críticas duras ao prefeito.
Paulo Sergio Santos Juninho Geraldo Luzia O. Junior agora é tarde você pode dar um Kilo de ouro para ,o povo mais o povo quer você fora , pois sabemos que não foi feito nada ! poderia ter cido ,feito muito + muito mais !!!!!!!! você esta desclassificado! pelo povo que te deu a oportunidade ! de fazer por cariacica ,oque você NÃO FEZ!!!!!!!!
Anabelle Simao NAO FALE POR VOCE MEU AMIGO, SUA OPINIAO E VazIA, JUNINHO SERA NOSSO GOVERNADOR
Luciana Costa É lamentável a situação que o nosso município se encontra! Sinto muito mesmo, pois é visível que na gestão anterior estávamos desenvolvendo e na gestão atual não apenas paramos mas regredimos. Eu falo isso com tristeza pois acreditei na gestão atual e tanto que votei no mesmo.
Elizangela Pampolim Por favor !!! se vc tiver no peito um pequenino coração !! E se Deus tocar em vc !!! Mas uma vez eu venho lhe falar …Tem pessoas idosas indo pra fila do Posto de saude de Porto de Santana as 02:00 da madrugada para marcar um misero exame de sangue
Este ano, ficou visível que o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM) resolveu adotar de vez as redes sociais para tentar melhorara sua popularidade, que está em baixa.
Sua fala pausada, quase robótica, e sua expressão de “poucos amigos” não devem cativar nem seus seguidores mais “fervorosos”. Mas o prefeito decidiu que o vídeo é o melhor recurso para dar publicidade aos feitos da sua administração, sempre tão criticada.
No vídeo postado nessa segunda-feira (3), Rodney exibe a ação integrada para coibir a ocupação irregular de áreas públicas por moradores em situação de rua e usuários de drogas. Uma espécie de “operação faxina” para dar uma resposta aos moradores que reclamam da “invasão” dos seus bairros.
A ação polêmica gera manifestações críticas ao prefeito, mas também elogios. Os que apoiam a ação, porém, reclama a atenção do prefeito a seus bairros. Ou seja, se Rodney não promover a “faxina” em todos os bairros demandados, os pontuais elogios podem se transformar em críticas.
Izis Gonçalves A praça de Coqueiral de Itaparica tomada de usuários de drogas e moradores de rua. Por favor olhem pelo nosso bairro também.
Gil Inacio Souza O senhor, prefeito, não pode se esquecer que o município votou na sua proposta de mais segurança. Ainda não conseguimos ainda andar tranquilos pelas ruas. Nossas casas estão sendo arrombadas e nossos bens levados prlos bandidos.
Curtir · Responder · 15 h
Mesmo o internauta que elogia, reconhece que a ação é paliativa. Poderíamos acrescentar, eleitoreira.
Ronny Rodrigues Parabéns pela iniciativa, pena que isso não dura muito tempo. Daqui uns meses acabam voltando pro mesmo lugar como já vi varias vezes debaixo da terceira ponte. Mesmo assim parabéns.
Um cidadão mais consciente da realidade, faz um questionamento desconcertante ao prefeito.
Beto Mathos E onde eles estão sendo abrigados? Existem abrigos municipais recebendo esses seres humanos? Pelos comentários, parece que estamos falando de pragas.
Outro internauta critica a “operação faxina”.
Edmar Rodrigues Tira o povo da ruas e jogarem em um albergue ou casa de apoio nao resolve o problema como dizia minha mae mente vazia oficina do diabo .tem muita gente q mora na rua por falta de oportunidade e nem todos sao usuários de drogas ou delinquentes tem muita gente de bem que simplesmente nao tem aonde mora.
As reações dos moradores da Serra à administração de Audifax Barcelos (PSB) também se dividem, mas em comparação aos moradores de Vitória, Vila Velha e Cariacica, os serranos são menos participativos nas redes sociais.
Mas os comentários, mesmo em número inferior, seguem as mesmas características dos perfis dos outros prefeitos. A maioria elogia a ação do prefeito, postando um previsível “parabéns”. Enquanto outros fazem cobranças mais duras a promessas de campanha não cumpridas.
Junio Santos Senhor prefeito aguardo sua resposta a respeito da conclusão das obras de pavimentação do bairro Residencial Centro da Serra, segue os processo de solicitação Nº 75827/2010 e 78485/2012 já foram até arquivados , processos que estão há mais de 3 anos na prefeitura sem nenhuma resposta.
Uma internauta, irritada com as críticas, foi mais eloquente na defesa do prefeito. E recorreu à Bíblia, citando Hebreus.
Iza Araujo Pina Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” (Hb 13:17).
A grande rivalidade entre Audifax e o ex-prefeito Sérgio Vidigal, hoje deputado federal pelo PDT, como não podia ser diferente, se reflete nas redes sociais. Esses são comentários com características estritamente políticas, provavelmente “patrocinados” pelos grupos políticos de ambos.
Raquel Clarindo Ohnezorge Pois é o prefeito não mora na Serra né, mas é o que mais fez e está fazendo por nossa cidade .Já um certo ex prefeito que se diz amar tanto nossa cidade,agora é deputado federal, liberou dinheiro para Vila Velha, Vitória e outros municípios e a Serra não viu um centavo.
Braz Andrade De Oliveira Neto Central carapina a escola e creche q esta com as obras abandonada depois vem pedi voto pois nos morando ja estamos cansados de promessas de políticas chegar da era aldifax e vidigal queremos novas caras
Criticados ou afagados, o certo é que os prefeitos não podem abrir mão das redes sociais. Convencidos de que não podem ignorá-las, resta aos prefeitos aprenderem a conviver com elas da melhor maneira.
Independente do canal usado (virtual ou presencial), os prefeitos precisam se atentar que, aos poucos, a sociedade está amadurecendo politicamente. O protagonismo de se manifestar livremente empodera a população e a torna cada vez mais imune às “conversas fiadas”.
As redes sociais deixam uma lição para todos aqueles que pretendem usá-las para se promover: a ferramenta pode ser ao mesmo tempo uma aliada ou uma ameaçadora adversária.