O bloco “Renova Espírito Santo”, formado, por enquanto, por oito partidos, inicia nesta segunda-feira (10) uma espécie de rodízio de reuniões com as lideranças do grupo. O primeiro encontro será na sede do PRTB, em Cariacica, a partir das 10 horas.
Mais do que prestigiar os integrantes do bloco em suas bases, as lideranças vão começar a traçar o mapa eleitoral do grupo para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Caso o PV, cada vez mais próximo da frente, entre mesmo no grupo, eles podem fazer de duas a três vagas na Câmara dos Deputados.
Na disputa para a Assembleia Legislativa, a coligação pode ganhar a companhia do PSD e almeja seis cadeiras de deputado estadual. Os partidos vão fazer as listas dos nomes dos candidatos e apresentar ao grupo para mapear quem tem mais condições de disputar.
Na disputa estadual, o grupo vai se dividir em duas pernas. Na primeira, ficará PTC, PSL, PSDC, PHS e PRTB; na segunda, PP, PRB, PTdoB e PSD. A expectativa do grupo é otimista em relação ao desempenho, mas a chapa equilibrada nas duas disputas pode garantir um bom espaço para o bloco na disputa proporcional.
Quanto à majoritária, o bloco deve se acomodar no palanque palaciano, apoiando a reeleição do governador Renato Casagrande. A estratégia para a proporcional é evitar os grandes puxadores de votos, que desequilibrariam a chapa.