sexta-feira, dezembro 13, 2024
26.6 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 13, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Leia Também:

Rose abre 10 pontos sobre Coser e mantém liderança na corrida ao Senado

Na reta final da campanha eleitoral, a disputa ao Senado continua bastante acirrada entre Rose de Freitas (PMDB), João Coser (PT) e Neucimar Fraga (PV). Mas, neste momento, a tendência é favorável à deputada federal Rose de Freitas (PMDB), que abriu 10 pontos sobre o segundo colocado, João Coser. 

Casagrande cresce, Hartung bate no teto e disputa deve ir para o segundo turno

Na menção estimulada, quando a cartela com os nomes dos candidatos é apresentado ao eleitor, a peemedebista tem 32%; o ex-prefeito de Vitória, João Coser, aparece em segundo com 22%, seguido pelo ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV), que soma 16% das intenções de voto. Indecisos representam 17%, brancos e nulos, 12%. André Moreira (PSOL) e Raphael Furtado (PSTU) têm 1% cada.

 
A pesquisa Brand/Século Diário confirma a tendência de crescimento e o favoritismo da candidata do PMDB.  Entretanto, Coser e Neucimar lutam para conquistar os votos dos indecisos nesta reta final. A menção espontânea aponta que ainda há 49% de eleitores indecisos. Esse grande percentual de indecisos mantém a disputa indefinida, embora Rose, neste momento, seja a favorita na corrida ao Senado. 

 
Na espontânea, Rose tem 22%, Coser 13% e Neucimar 9%. André Moreira e Raphael Furtado aparecem com 1% cada. A rejeição dos candidatos é bem parecida: Coser é rejeitado por 13%, Neucimar por 12% e Rose de Freitas por 10% dos eleitores. A maioria dos entrevistados, 48%, não rejeita nenhum dos candidatos.  

O diretor do Instituto Brand, Lucas Margotto, avalia que os ataques de Rose a Coser, focados na suposta incapacidade gerencial de quando o petista foi prefeito de Vitória, serviram também para alfinetar Neucimar. Por outro lado, os ataques pessoais de Coser à peemedebista, e não ao seu currículo parlamentar, trouxeram ao petista mais ônus que bônus. 

 
“Rose melhorou seu desempenho em praticamente todas as regiões de coleta, crescendo seis pontos na menção espontânea em relação à pesquisa de 19 de setembro. Enquanto Coser e Neucimar estacionaram nos mesmos índices”, compara Margotto.
 
De acordo com Margotto, a tendência se confirmou na estimulada. Rose saiu de 24% na medição anterior para 32% na atual. Coser flutuou de 23% para 22% e Neucimar de 18% para 16%, eles caíram 1% e 2% cada, respectivamente, portanto dentro da margem de erro. “O quadro mostra a estagnação das duas candidaturas”, destaca.
 
Além de consolidar sua liderança natural no interior, aponta o diretor da Brand, Rose também cresceu na Grande Vitória, onde vinha tecnicamente empatada com Coser na pesquisa anterior. Neste sentido, embora ainda exista um alto índice de indecisos tanto na espontânea quanto na estimulada, a candidata do PMDB é favorita para conquistar a única vaga no Senado em disputa nesta eleição e pode ser a primeira mulher a ocupar a vaga pelo voto.

Mais Lidas