O sábado (30) foi de muita movimentação para os partidos e os pré-candidatos a eleição deste ano. Na Grande Vitória, o dia foi de muitas convenções, mas os cenários ficaram indefinidos, já que muitas lideranças deixaram para bater o martelo na última hora – as convenções devem ser concluídas até a próxima sexta-feira (5).
Em Vila Velha, o dia foi de festa para os dois adversários que pretendem reeditar a disouta de 2012. Neucimar Fraga teve o nome homologado na convenção do PSD, que aconteceu pela manhã, no Ibes, com direito a transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Enquanto isso, o prefeito Rodney Miranda usava o mesmo recurso teconológico para transmitir a convenção do DEM, que referendou sua candidatura à reeleição. O encontro foi na Câmara Municipal, na Prainha.
O PT também se reuniu, na Glória, para definir candidaturas e diretrizes para Programa de Governo, com presença de pré-candidatos à chapa majoritária José Marcio Martins e à vereança. Izanildo Sabino João Pires Pires, Pedro Vereza, Inês Simon, Célia Milan, Luciano Avellar Alencar, Tião do Ibes, Hélio Rodrigues, Mauricio, entre outros.
Na Serra, também teve confirmação da candidatura do prefeito Audifax Barcelos, que teve o nome homologado na convenção da Rede, em seu reduto eleitoral, Centro Comunitário de Laranjeiras. O lançamento oficial contou com a presença da presidenciável do partido, a ex-senadora Marina Silva. O evento serviu também para apaziguar o clima pesado que paira sobre a aliança Rede-PSB. Falou-se muito durante a última semana sobre a entrega da vice do redista ao PMDB. A presença da ex-secretária de Educação, Márcia Lamas, cotada para vice, ao lado do filho, deputado estadual Bruno Lamas, foi um recado para mostrar que Audifax deve manter a palavra e manter a vice com o PSB do ex-governador Renato Casagrande.
Ainda na Serra, já na parte da tarde, o deputado federal Givaldo Vieira (PT) também privilegiou sua base, Carapina, para lançar a pré-candidatura na convenção do partido e contou com a presença do colega de bancada Hélder Salomão no evento. Ele já mandou recado sobre composição, dizendo que não pretende estar no palanque do prefeito Audifax Barcelos e muito menos no do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que votou a favor do impeachment.
Em Vitória, Perly Cipriano foi oficializado como o candidato do partido na disputa pela prefeitura da Capital. A convenção contou com a presença de vários membros do partido, como o secretário de Habitação do Estado, o ex-prefeito João Coser. A ex-deputada federal Iriny Lopes será a coordenadora da campanha de Perly.
O PSB se reuniu na Câmara de Vitória e referendou o nome de Sérgio Sá como o candidato a vice, na chapa do prefeito Luciano Rezende (PPS). O prefeito também participou do evento.