domingo, julho 13, 2025
16.9 C
Vitória
domingo, julho 13, 2025
domingo, julho 13, 2025

Leia Também:

Sem espaço no PSDB, Hartung admite convite para migrar para o DEM

O governador Paulo Hartung (PMDB) confirmou ao jornal Valor Econômico o convite do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para que ele ingresse nos quadros do DEM. O partido surge como uma alternativa diante da resistência da Executiva do PSDB em aceitar o retorno do governador ao ninho tucano.

Segundo o Valor econômico, o convite de Maia foi feito em um almoço, durante a visita que ele fez ao Estado, em junho passado. Na ocasião, Hartung negou qualquer movimentação partidária, afirmando que o encontro foi para discutir a conjuntura nacional e os projetos em pauta na Câmara.

Nesta quarta-feira (26), o governo confirmou a proposta do DEM, mas que o convite estaria em aberto. Também confirmou convite do PSD, por meio do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. Os dois partidos são próximos do governador no Estado. O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda, que é presidente do DEM no Estado, é uma liderança muito próxima de Hartung, assim como o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior.

Mas pelos encaminhamentos até aqui, a tendência de Hartung se filiar ao DEM é maior. O governador teria conversado com o presidente nacional da sigla, o senador Agripino Maia, e teria prometido levar dois deputados federais. O primeiro já é conhecido, o deputado Evair de Melo, que está de saída do PV.

Hartung também coloca na quota da migração, o deputado Lelo Coimbra, líder da maioria de Temer na Câmara e presidente do PMDB capixaba. Haveria ainda um terceiro parlamentar da bancada capixaba, que acompanharia Hartung na filiação ao DEM. 

A matéria do Valor ainda destaca a rusga com o deputado estadual Theodorico Ferraço, que garante saída do partido, caso Hartung confirme a filiação, o que levaria também a deputada federal Norma Ayub, mulher de Ferraço, a deixar o partido.

Filiado ao PMDB desde 2005, a saída de Hartung do partido estaria ligada ao desgaste causado pela gestão do presidente Michel Temer, com quem o governador conversou antes do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ocorrido no ano passado. A ascensão de Temer à presidência da República pode trazer desgastes à imagem dos demais filiados.

Negou

O deputado federal Lelo Coimbra, em nota encaminhada a Século Diário, descartou a saída do PMDB, como publicado no Valor. “Não estou pautado para migrações partidárias, tenho compromisso com o PMDB nacional e local, que presido, especialmente nesse momento sensível da vida do país.  É compreensível o governador ser convidado por outros partidos, por se tratar de uma liderança que realiza um bom governo e tem o respeito do conjunto majoritário da sociedade. Mas entendemos que o seu lugar é no PMDB, tendo em vista o respeito e apoio dos membros do partido”, informou.

Mais Lidas