O governador eleito Paulo Hartung (PMDB) anunciou na tarde desta quinta-feira (18) mais alguns nomes que vão compor sua equipe de governo a partir de janeiro próximo. Não houve grandes surpresas e os nomes políticos ainda não apareceram na lista do peemedebista, devem ficar para a próxima semana. Além dos partidos que compuseram seu palanque na eleição, o governador deve abrigar em sua equipe o PDT, o PT e o PR.
O coordenador da equipe de transição, Haroldo Rocha, o “mensageiro do caos” – como ficou conhecido após alardear que o Estado está “quebrado” -, será o secretário de Estado da Educação, cargo que ocupou no segundo mandato de Hartung (2007 a 2010). Antes disso, foi presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo.
Haroldo, ao lado de Ana Paula Vescovi (Fazenda), foi autor do estudo que fez a primeira análise “apocalíptica” do governo Casagrande, estudo que vem servindo de linha de condução do processo de desgaste do atual governo, diminuindo assim, as expectativas de cumprimento de promessas de campanha. Ele assume a pasta que foi a bandeira de campanha de Hartung, que prometeu apostar na educação em seu terceiro mandato.
Outro nome que retorna é Ricardo de Oliveira, que foi secretário de governo na gestão passada e agora assume a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. É o nome bem técnico da equipe de Hartung. Rodrigo Rabello é outro que volta à função antiga de procurador-geral do Estado; durante a campanha, ele atuou como advogado de Hartung
José Eduardo Faria de Azevedo, que foi secretário de Planejamento, agora assume a pasta do Desenvolvimento, onde estarão os projetos de interesse do grupo de Hartung, como o porto central. Orlando Caliman será o subsecretário de Desenvolvimento.
Octaciano Neto, que foi gerente de campanha de Hartung, será o secretário de Estado da Agricultura, mas não tem muita intimidade com a pasta. É filho de produtor rural e tem ligação com a área ruralista. Do norte do Estado, chegou aos meios políticos capixabas pelas mãos do senador Magno Malta (PR). Depois integrou a equipe de Neucimar Fraga (PV), na prefeitura de Vila Velha, como secretário de Desenvolvimento.
As novidades no anúncio desta quinta-feira foram os nomes de Paulo Pelissari, músico, que será diretor-presidente da Faculdade de Música do Espírito Santo, e Renzo Colnago, sobrinho do vice-governador eleito César Colnago (PSDB), que será diretor-presidente do Prodest.