terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Senado: Rose, Coser e Neucimar estão empatados dentro da margem de erro

A menos de duas semanas para a eleição, a disputa ao Senado segue indefinida no Espírito Santo. A pesquisa Brand/Século Diário, porém, mostra uma alteração na posição dos candidatos. O ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), que liderava a corrida eleitoral no levantamento de agosto, perde a dianteira para a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), mas a diferença entre os dois está dentro da margem de erro máxima da pesquisa, que é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Hartung mantém favoritismo, mas Casagrande diminui diferença na reta final

 

 
No levantamento induzido, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor a partir de uma cartela, a peemedebista aparece em primeiro com 24% da preferência dos entrevistados. Coser vem em segundo com 23%. O ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV), permanece na terceira colocação, agora com 18%, mas registrou crescimento de quatro pontos entre o atual levantamento e o anterior. André Moreira (PSOL) tem 1% e Raphael Furtado (PSTU) 0,3%. O número de indecisos é de 22%. Brancos e nulos somam 12%. 
 
Na pesquisa Brand/Século Diário de agosto, o candidato do PT aparecia rigorasamente empatado com Rose, ambos com 17%; Neucimar Fraga vinha logo atrás com 14%. André Moreira tinha 1%; e Raphael Furtado 1%. O número de indecisos no levantamento anterior era de 36% e brancos e nulos somavam 14%.
 
Na espontânea, quando os nomes não são apresentados ao entrevistado, o cenário de indefinição fica ainda mais evidente. Embora o número de indecisos tenha caído na comparação com agosto, ainda é alto. No levantamento anterior eram 66% e agora são 55%.

 

A espontânea confirma que a disputa segue embolada entre os três candidatos que lideram as intenções de voto, com Rose de Freitas e João Coser empatados dentro da margem de erro: a peemedebista com 14% e o petista com 13%. Neucimar tem 9%. André Moreira tem 1% e Raphael Furtado teve 0,2% das menções.
 
A pesquisa Brand/Século Diário aponta ainda que dos três candidatos à frente da disputa Rose é a que tem a menor rejeição, com 6%. Coser lidera as rejeições com 11% e Neucimar Fraga aparece em segundo com 9%. André Moreira e Raphael Furtado têm 4% de rejeição. A maioria dos entrevistados, 54%, não rejeita ninguém e 6% rejeitam todos os candidatos.

 

A maior rejeição de Coser está na região metropolitana (14%). Neucimar Fraga agrada menos os eleitores da região centro-oeste (13%). Já Rose de Freitas tem mais dificuldade no sul, onde é rejeitada por 13% dos entrevistados e na sudoeste e serrana, com 12%, mesmo índice de João Coser na região.

 
A pesquisa mostra o equilíbrio entre os três principais candidatos e confirma que a escolha do nome que representará o Espírito Santo no Senado tem sido a mais difícil para o eleitor capixaba. A tendência é de que este seja um dos últimos votos a ser definido antes da eleição do dia 5 de outubro próximo. 

Mais Lidas