
Tomou posse na tarde desta segunda-feira (5), o suplente da coligação formada em 2010 por DEM/PPS/PSDB/PMN. Sérgio Gianordoli (DEM) assume a vaga aberta com a ida do deputado Paulo Roberto (PMDB) para a Casa Civil no governo Paulo Hartung (PMDB). O demista ficará no cargo até 2 de fevereiro, quando serão empossados os novos deputados, eleitos em outubro do ano passado.
Isso se Paulo Roberto não retornar à Casa antes desse prazo. É que até o fim do mês a Assembleia votar o Orçamento 2015 em sessão extraordinária, depois da revisão da equipe de Hartung. Como Paulo Roberto se licenciou e não renunciou ao mandato, a impressão da classe política é de que ele pode retornar à Casa para comandar o processo de votação, desenvolvendo o papel que cumpriu desde o início de 2013: líder informal do governador Paulo Hartung.
A vaga seria do vereador de Colatina, Olmir Castiglioni (PSDB), mas ele não quis a cadeira. Hoje, o tucano comanda o legislativo municipal e para ficar um mês na Assembleia, ou menos, teria de renunciar ao cargo em Colatina, o que não compensaria politicamente.
No início de 2013, Castiglioni travou uma batalha judicial contra Paulo Roberto pela vaga, mas seu argumento de que ao mudar de partido – do PMN para o PMDB – Paulo Roberto não teria direito à vaga, já que as cadeiras pertencem às coligações e não ao candidato. Mas Paulo Roberto alegou que teve motivos para trocar de partido e assim conseguiu convencer a Justiça.
Sergio Gianordoli era o segundo suplente e obteve na disputa de 2010, 10.509 votos. Mesmo com 26 dias de mandato, o demista está confiante e parece disposto a votar o Orçamento, como disse ao site da Assembleia.
“Estou assumindo justamente na época em que os parlamentares têm que discutir e analisar a lei orçamentária para 2015. Será um trabalho muito importante, ao qual me dedicarei para deixar minha contribuição”, afirmou.
A posse não aconteceu no plenário, como de costume, porque os deputados estão em recesso parlamentar. Gianordoli foi empossado pelo presidente da casa, Theodorico Ferraço (DEM). O correligionário Élcio Alvares (DEM) e o presidente da Comissão de Finanças, Dary Pagung (PRP), além do deputado Paulo Roberto, que cede a vaga, participaram da solenidade. O deputado eleito Sergio Majeski (PSDB) também esteve na posse, alem do presidente estadual o DEM, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda.
Gianordoli é aliado de Rodney e atuava na Prefeitura de Vila Velha na Coordenação de Relações Institucionais até há poucos dias, quando foi exonerado na leva de cortes do prefeito. Ele também é membro da Grande Loja Maçônica do Espírito Santo, entidade que apoiou a campanha de Rodney à Prefeitura de Vila Velha em 2012.