Sábado, 27 Abril 2024

​Servidores de Vitória buscam anular a Reforma da Previdência no segundo turno

karla_coser_1_divulgacao Divulgação
Divulgação

Aprovada pela Câmara de Vitória em duas sessões extraordinárias, a reforma da Previdência dos servidores públicos de Vitória é alvo de estudos desenvolvidos por um grupo de servidores, visando encontrar uma forma legal de anulação no segundo turno de votação, que deverá ocorrer ainda neste mês. A primeira votação, realizada na segunda-feira (4), ocorreu sem que os vereadores tivessem tempo para análise do projeto, enviado à Câmara minutos antes do início da sessão. 

A vereadora Karla Coser (PT), afirmou nesta quarta-feira (6), que o grupo de servidores, com a participação do servidor Aguinaldo Rocha de Souza, o Professor Aguinaldo, do PadVix, e o núcleo capixaba da Transparência Internacional, estão buscando meios legais, por meio de análises técnicas, que servirão de base para que o processo seja rediscutido. "Da forma como foi feito houve uma demonstração de autoritarismo", disse Karla.

Já o professor Aguinaldo, que é suplente de Karla na Câmara, informou que caso seja mantido o mesmo posicionamento dos vereadores será questionado o fato de que a reforma da Previdência, que altera a Lei Orgânica do município, não poderia ser votada quando ainda está valendo o decreto estabelecendo regras para conter a pandemia da Covid-19. "Esse é o principal elemento jurídico que a gente vai tentar utilizar, pois nesse caso não pode haver mudança da Lei Orgânica", explicou, lembrando que existem dois decretos sobre a pandemia, na Câmara Municipal e também no governo do Estado.

Nesta terça-feira, o ex-vereador Roberto Martins (Rede) apontou a possibilidade de anulação do projeto de reforma devido a votação ter ocorrido sem haver uma Comissão de Constituição e Justiça para emitir parecer de legalidade. Essa argumentação, no entanto, foi descartada, levando em conta que está constituída desde a sessão de instalação da atual legislatura uma Comissão Representativa, com amparo legal.

"As entidades dos servidores estão buscando formas de contestar a votação, feita de forma antidemocrática", ressalta Karla Coser, um dos três votos contrários à aprovação da matéria. Os outros dois foram dados por Camila Valadão e Aloísio Varejão.

O projeto de reforma da Previdência foi aprovado por 10 votos favoráveis a três contrários, em sessão extraordinária convocada pelo presidente Davi Esmael (PSD), aliado do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). A sessão foi iniciada tendo na pauta a votação do regime de urgência para o projeto. A votação estava prevista para o dia seguinte, terça-feira. No entanto, em atendimento a pedido do vereador Armandinho Fontoura, também alinhado ao prefeito, o presidente Davi Esmael mudou a pauta e ocorreu a aprovação.

Ao se manifestarem contra o "autoritarismo" do Poder Executivo, desconhecendo o impacto na vida de milhares de servidores públicos, as duas vereadoras foram alvos de provocações do vereador Gilvan da Federal (Patri), que por diversas vezes as tratou com termos pejorativos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/