Segunda, 29 Abril 2024

Setor empresarial de Cachoeiro segue à procura de candidato a prefeito

cachoeiro_TalesPenaMachado_pedrofranca_agsenado Pedro França/Ag.Senado
Pedro França/Ag.Senado

Desde que o vereador de extrema direita Júnior Corrêa (Novo) desistiu de se candidatar a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, o setor empresarial – sobretudo àquele ligado à exploração de rochas ornamentais – segue à procura de alguém que o represente na disputa majoritária de outubro deste ano. Nos últimos dias, quem passou a ser cogitado como pré-candidato foi o empresário Tales Pena Machado.

Dono da empresa de rochas ornamentais Magban, Tales é uma figura ativa em organizações representativas do empresariado: preside o Sicoob Credirochas e é vice-presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Na última sexta-feira (12), foi anunciada sua filiação ao partido Progressistas (PP).

Em Cachoeiro, o PP é presidido pelo deputado estadual e ex-prefeito por quatro mandatos Theodorico Ferraço. A informação de bastidores é de que Tales aceitou o convite de Ferraço para fortalecer o Progressistas – que tem se articulado em Cachoeiro com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e com o Novo –, mas não é seu desejo pessoal entrar na disputa majoritária em 2024.

O próprio Ferraço, aliás, tem se colocado como pré-candidato a prefeito, apesar de ser improvável que encare a tarefa, tendo em vista sua idade avançada. Ele também tem mencionado sua esposa Norma Ayub (PP), ex-prefeita de Itapemirim e ex-deputada federal, como pré-candidata em Cachoeiro, mas não há indícios de que isso vá se concretizar atualmente.

Enquanto isso, os empresários seguem divididos. O deputado estadual Allan Ferreira (Podemos) é outro pré-candidato a prefeito que tem buscado se articular com esse setor. Há, também, uma parte do setor de rochas ornamentais, mais pragmática, retomando a interlocução com o ex-prefeito Carlos Casteglione (PT), tendo em vista que o Partido dos Trabalhadores (PT) retomou o poder do governo federal.

Eutemar Venturim (empresário), Ciro Nogueira (senador do PP-PI), Cris Sarmorini (Findes), Da Vitória, Evair de Melo, Tales Pena; Luciano Lintz Jr.(vice-presidente do Novo-ES) e Liu André (presidente municipal do Novo). Foto: Redes Sociais

Grupo dos três?

Allan Ferreira, junto ao também deputado estadual Bruno Resende (União) e ao secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Diego Libardi (Republicanos), têm um acordo para que apenas um deles entre na disputa majoritária em Cachoeiro. Recentemente, porém, Libardi parece se distanciar dos dois colegas.

Os caminhos tendem a divergir. Ferreira e Resende são da base do governador Renato Casagrande (PSB) na Assembleia Legislativa, e os dois têm bom diálogo com Theodorico Ferraço. Libardi, por sua vez, é secretário na gestão do prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos), adversário político de Casagrande, e está rompido com Ferraço, apesar de ter sido apoiado por ele em sua candidatura a prefeito em 2020.

Outra pré-candidata a prefeita de Cachoeiro próxima do "grupo dos três" é a ex-secretária de Desenvolvimento Social Márcia Bezerra (PRD), mas o mais provável é que entre como vice em alguma chapa ou tente uma vaga na Câmara de Vereadores.

Lorena Vasques e Léo Camargo

No campo do atual prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), que não poderá tentar a reeleição, a secretária municipal das pastas de Obras e Manutenção e Serviços Lorena Vasques (PSB) é o nome colocado para a disputa majoritária. Ter assumido as duas secretarias no ano passado também partiu de uma estratégia para lhe dar mais visibilidade.

Outro pré-candidato a prefeito de Cachoeiro é o vereador Léo Camargo, já confirmado pelo Partido Liberal (PL). Camargo herdou a vaga que seria de seu colega de Câmara Municipal, Júnior Corrêa, e deverá ser o principal representante do bolsonarismo nas eleições em Cachoeiro, mas tem tido mais dificuldades para conseguir apoios.

Vereadores

As articulações de pré-candidaturas à Câmara de Vereadores de Cachoeiro também se intensificam. Na última semana, três secretários municipais deixaram seus cargos visando as eleições: Roselane de Araújo e Carlinhos Miranda (ambos do PSB) e Ramon Silveira (PSDB). Desses, apenas Carlinhos já ocupou uma cadeira da Câmara anteriormente.

Dos atuais vereadores, apenas Júnior Corrêa e Léo Camargo não deverão tentar a reeleição. A lista de parlamentares cachoeirenses inclui: Alexandre de Itaoca (PSB); Brás Zagotto, Paulinho Careca e Paulo Grola (Podemos); Delandi Macedo, Vandinho da Padaria, Léo Cabeça e Ely Escarpini (PSDB); Arildo Boleba, Sando Irmão, Diogo Lube e Rodrigo Sandi (PDT); Chupeta e Ary Corrêa (Republicanos); Mestre Gelinho (PL).

Rede e Psol confirmam apoio a Carlos Casteglione em Cachoeiro

Pré-candidato do PT a prefeito avança em articulações para unificação da esquerda nas eleições municipais
https://www.seculodiario.com.br/politica/rede-e-psol-confirmam-apoio-a-carlos-casteglione-em-cachoeiro

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/