Levantamento registrado no TSE indica que candidata à prefeitura está com 12 pontos à frente do segundo colocado
Com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, a candidata do Democratas à Prefeitura de Guaçuí, Simone Biondo, aparece como favorita na última semana da campanha eleitoral, segundo números da pesquisa de opinião pública realizada no dia quatro deste mês pelo instituto EGS Consult, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-08910/2020. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (9), pelo jornal da região A Notícia do Caparaó.
No quesito rejeição, Simone Biondo marca o menor índice, de 7,38%, enquanto o vereador Paulinho Vitalino (PSB) tem o maior, 22,14%, seguido de Jauhar (Republicanos), com 11,20%.
Na menção espontânea, Simone aparece com 34,10%, seguida pelo candidato Marcos Luiz Jauhar (Republicanos), com 22,90%, uma dianteira de 11,2 pontos. Paulo Henrique Couzi Rosa, “Paulinho Vitalino”, tem 18,83%. Os entrevistados que não sabem em quem votar ou não quiseram responder são 19,34%. Já os que afirmaram a intenção de não votar em ninguém são 4,83%.
Na menção estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Simone Biondo marca 12 pontos à frente, com 35,97%. Em segundo, aparece Jauhar, com 23,98%, e Paulinho Vitalino, com 19,9%. Os indecisos somam 15,31% e os entrevistados que afirmaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 4,85%.
Metodologia
O Instituto afirma que a pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais com aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do município, entrevistou 393 eleitores distribuídos proporcionalmente na sede, nos distritos de São Pedro de Rates e São Thiago, e, no assentamento de São Miguel do Caparaó. Foi levado em conta ainda, para efeito de metodologia, a distribuição dos entrevistados em grupos de idade, escolaridade e nível econômico.
De acordo com a profissional de estatística Miriam Aparecida Ignácio Almeida, com registro no Conselho Regional de Estatística (Conroe), o “intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro máxima estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, de aproximadamente 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos”.