Quarta, 24 Abril 2024

​Solidariedade a Cuba aborda vacina e bloqueio econômico em evento virtual

Pedro_Monzon_Barata_cuba_arquivopessoal Arquivo Pessoal

"Cuba Soberana" é o evento que a Convenção Interestadual de Solidariedade a Cuba Rio de Janeiro/Espírito Santo promove no mês de maio, no qual serão abordados temas como o bloqueio econômico dos Estados Unidos à ilha caribenha e a vacina Soberana 2, desenvolvida por cientistas cubanos. A abertura será feita no próximo dia 7, em plataforma virtual, a partir das 18h30, pelo cônsul geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzon Barata. O evento vai até o dia 8, com a divulgação da Carta de Compromisso e apresentação dos delegados das entidades para a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, a ser realizada em junho deste ano.

O nome do evento é uma referência à vacina contra a Covid-19, totalmente produzida em Cuba. A Soberana 2 e a Abdala são dois dos cinco imunizantes contra a Covid desenvolvidos por cientistas cubanos. Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de São Paulo divulgou que está em negociação para a compra de doses da Soberana 2, com possibilidade de passar a produzir o medicamento no Brasil.

Objeto de um embargo econômico dos Estados Unidos que já dura 60 anos, Cuba conseguiu desenvolver programas de saúde reconhecidos em todo o mundo, apesar do boicote de governos alinhados à política externa estadunidense, como a gestão de Jair Bolsonaro. O atual governo brasileiro expulsou do Brasil, em 2020, médicos cubanos que atuavam no país por meio de um programa intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - núcleo para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O fim do bloqueio mobiliza milhares de pessoas no mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde o movimento "Pontes de Amor" pede o fim das sanções, que já causaram um prejuízo estimado em US$ 114 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 570 bilhões. A campanha, que teve início neste ano, é promovida por organizações sociais estadunidenses, que convocam manifestações simbólicas, tuitaços e debates internacionais sobre os impactos do bloqueio em cidades como Miami, Los Angeles, Nova Iorque, Detroit e a capital, Washington.

Após a abertura do evento, haverá o lançamento no Brasil do filme Sacha, uma criança de Chernobyl, seguindo-se depoimentos de médicos cubanos, apresentação da Brigada Henry Reeve e a Cultura da Revolução, por Jasely Fernández Garrido. O primeiro dia será com o "Sarau revolucionário", com participação de artistas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

No dia 8, terá mesa redonda sobre o bloqueio a Cuba, a partir das 10h, com Mônica Valente, da direção do PT nacional e do Fórum São Paulo. Depois, será feita a reafirmação e renovação da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba Espírito Santo/Rio de Janeiro, com mesa redonda sobre a administração Joe Biden, com Carmen Diniz e Pedro Monzon; e sobre "Campanha Mais Vacinas", com o deputado federal Alexandre Padilha (PT), ex-ministro Saúde no governo Dilma Rousseff, e Leandro Bertoldi, médico brasileiro formado em Cuba.

O restante da programação vai até às 13. O destaque é o tema "Prêmio Nobel da Paz à Brigada HR", formado por médicos cubanos. Eles foram aclamados como heróis na Europa e a Rede de Capítulos Italianos de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade puxou campanha pela atribuição do Nobel da Paz ao Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Graves Epidemias.

O jornalista e membro da Junta Diretiva da Telesur, Beto Almeida, dará prosseguimento à programação, abordando o tema "Mídia e tentativa de golpes suaves", até as 13h, quando haverá o encerramento, com a leitura da "Carta de Compromisso" e apresentação dos delegados das entidades do Espírito Santo e Rio para a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba. Serão destinadas vagas no aplicativo meet (o zoom é bloqueado para Cuba) para militantes das entidades de Solidariedade a Cuba, movimentos sindicais e sociais, e convidados de partidos políticos solidários a Cuba.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/