segunda-feira, janeiro 13, 2025
23.3 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Tendência no PSDB é pelo consenso entre Colnago e Max Filho

Mesmo com muitos focos internos de incêndio, a tendência no PSDB é de que a disputa pelo comando estadual da legenda se encaminhe para uma composição entre os dois nomes colocados até agora: o vice-governador César Colnago e o prefeito de Vila Velha Max Filho. O condutor dessa articulação seria o senador Ricardo Ferraço, que foi o anfitrião de um encontro entre os nomes interessados em disputar a eleição interna no último dia 18.
 
O primeiro passo é resolver o imbróglio da restrição do Conselho de Ética do Estado, que impede que ocupantes de cargos do alto escalão do governo assumam a presidência de partido. Isso deve ser resolvido na próxima reunião do conselho, que será em outubro. Como o conselho não especifica o cargo de vice dentro da lógica da proibição, que hoje alcança secretários de governo, Colnago deve aproveitar a brecha para garantir sua participação na eleição. 
 
O governador Paulo Hartung teria o interesse na vitória de Colnago na presidência do partido, para que ele possa comandar as articulações para o processo eleitoral do próximo ano com mais tranquilidade. Hartung tem o PSDB em seu arco de interesse para alianças preferenciais no próximo ano. 
 
Nos meios políticos, a nomeação do novo secretário de Turismo do Estado, Nerleo Caus, foi uma demonstração de força do vice-governador, na tentativa de mostrar para dentro do partido que tem uma influência no governo, indicando um aliado na pasta. Na verdade Caus dialoga bem com todas as lideranças do partido, mas a impressão passada foi de fortalecimento de Colnago com a nomeação. 
 
Paralelamente, os observadores dos movimentos do partido mostram que embora possa ter força dentro do partido, depois de ter organizado diretórios em todo o Estado, Max Filho não teria disposição para radicalizar uma disputa com Colnago pelo comando do ninho tucano. E que o grupo contrário à permanência do partido na base de Hartung não teria numericamente condições de superar o grupo do vice-governador. 
 
Caso a via do consenso se prospere, algumas lideranças não acreditam em uma postura independente do partido na disputa de 2018. A tendência é de uma repetição da chapa de 2014, com Hartung na disputa à reeleição e Colnago mantido na vice. 
 
Neste sábado (30), haverá uma reunião do diretório do partido que deve dar a sinalização sobre os caminhos do processo eleitoral do PSDB em 2018. Na contabilidade parcial e especulativa dos votos, o diretório de Vila Velha daria a Max cerca de 40 votos. Mas uma movimentação em Vitória e Colatina podem garantir os votos que Colnago precisa para garantir a vitória.

Mais Lidas