quinta-feira, dezembro 12, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 12, 2024
quinta-feira, dezembro 12, 2024

Leia Também:

Toninho e Tininho devem polarizar disputa em Marataízes

A eleição em Marataízes, no litoral sul do Estado, promete ser bem acirrada entre o ex-prefeito Toninho Bittencourt (PSDB) e o atual vice-prefeito do município, Tininho Batista, que trocou o PT pelo PRP para a eleição deste ano.

Tininho aposta no discurso da oposição. Ele foi eleito vice, ainda no PT, com uma coligação insólita com o tucano Jander Vidal, atual prefeito. Mas o prefeito foi afastado da prefeitura e o então petista assumiu o comando de Marataízes. Em um caso muito parecido com o ocorrido na vizinha Itapemirim, esse processo colocou titular e vice politicamente em lados opostos.

O racha entre Jander e Tininho aconteceu no início do ano, quando a Justiça determinou o retorno do tucano à prefeitura, depois de 27 meses de afastamento. Vereador do município de Marataízes por dois mandatos, Tininho mudou de sigla na janela partidária e iniciou as movimentações para a construção de um palanque de oposição.

Jander não disputa a eleição este ano, mas o PSDB terá candidatura própria com Toninho Bittencourt. Tão logo a candidatura foi anunciada e os grupos políticos adversários iniciaram um processo de desidratação do palanque do tucano, já que o ex-prefeito tem pendências na Justiça.

Ou melhor, tinha. Toninho conseguiu recentemente uma importante vitória na Justiça Eleitoral. Ele foi condenado a pagar uma multa de R$ 34,9 mil por irregularidade em contas de campanha e teve os direitos políticos cassados por oito anos.  A defesa recorreu da decisão de primeiro grau, alegando que os direitos políticos de candidato com rejeição de contas eleitorais só se dá no momento do registro da nova candidatura. A alegação também foi aceita pela Justiça.

Além dos dois candidatos polarizados, o cenário eleitoral de Marataízes tem ainda dois outros nomes correndo por fora: Dr. Humberto (PMN) e Marcão Vivacqua (PSD).

Mais Lidas