O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encerrou nessa quarta-feira (10) o julgamento das contas dos eleitos na disputa de outubro passado, com isso, os eleitos poderão ser diplomados no próximo dia 19, prazo final no calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dados da Coordenadoria de Controle Interno aponta a análise de cerca de 800 processos. Mesmo com alguns dos eleitos apresentando problemas, isso não impede a diplomação, já que podem recorrer das decisões. Para os que tiveram outros problemas com a Justiça Eleitoral, a diplomação é um alívio.
Isso porque, uma vez diplomados, há mais dificuldade em conseguir impedir que um candidato possa tomar posse, já que o processo muda de caracterização, não se pode, por exemplo, impugnar a candidatura, deverá ser pedida a cassação do diploma eleitoral.
A solenidade de diplomação será no salão do pleno na próxima sexta-feira (19), a partir das 16 horas. Receberão seus diplomas o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) e o vice-governador eleito César Colnago (PSDB).
Além deles, a senadora eleita Rose de Freitas (PMDB) e seus dois suplentes: Luiz Pastore e Schariff Moysés; os dez deputados federais eleitos e os quatro primeiros suplentes, além dos 30 deputados estaduais e oito suplentes. Também receberão os primeiros suplentes de cada coligação, independentemente de terem elegido deputados estaduais ou federais.