Migração de Cael Linhalis se soma a movimentos de afastamento em relação a Casagrande

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou na tarde desta quinta-feira (19) que o seu vice, Cael Linhalis, vai deixar o Partido Socialista Brasileito (PSB) para se juntar a ele no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A mudança representa mais um movimento de distanciamento do gestor em relação ao grupo do governador Renato Casagrande (PSB).
Cael Linhalis está no PSB há 30 anos e sua indicação para ser vice de Arnaldinho se deu justamente por sua filiação ao partido do governador. Quadro técnico, ocupou cargos na gestão de Casagrande, incluindo o de diretor-presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
A escolha, inclusive, se deu em detrimento do então presidente da Câmara de Vereadores e aliado de Arnaldinho, Bruno Lorenzutti (MDB), que não escondeu a frustração por ter sido escanteado. Com a relação desfeita, no início de 2025, Lorenzutti teve encontros com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), então um adversário do gestor de Vila Velha. Hoje, ironicamente os dois prefeitos estão em vias de formalizar uma aliança.
De acordo com Arnaldinho, Cael Linhalis será colocado como presidente do PSDB em Vila Velha. “Um passo importante, construído em sintonia com nosso grupo político e com um projeto coletivo que começa agora e projeta novos caminhos para o Espírito Santo. É um movimento conectado com as pessoas, com as reais necessidades do nosso Estado e com a responsabilidade de enfrentar os desafios do presente, planejando um futuro ainda mais forte para todos. Seguimos firmes, com diálogo, união e propósito”, escreveu.
Em nota na mesma postagem, Cael afirmou que “minha filiação ao PSDB representa um passo firme em direção ao um projeto que tem transformado Vila Velha e que reúne as condições políticas e administrativas para avançar em todo o Espírito Santo. Caminho ao lado de Arnaldinho por convicção e propósito. Compartilhamos uma visão de gestão pública moderna, eficiente e inovadora, baseada em planejamento, transparência e compromisso com as pessoas”.
O vice-prefeito de Vila Velha também reafirmou seu “respeito e gratidão” a Casagrande – cujos investimentos, aliás, certamente tiveram papel fundamental na “transmorfação de Vila Veha” exaltada por ele.
Outro ponto importante a ser destacado é que Cael é pai do deputado federal Dr. Victor Linhalis, que, também alinhado a Arnaldinho, já havia anunciado a intenção de migrar do Podemos para o PSDB, para fortalecer a chapa à Câmara dos Deputados.
Com a nova filiação, Arnaldinho assegura o alinhamento com o seu vice e possível sucessor. Ainda não se sabe se o atual prefeito será candidato a governador ou a senador, mas se coloca como pré-candidato nas eleições 2026, tendo que deixar o cargo até abril.
Enquanto os aliados de Arnaldinho entram no PSDB, políticos fiéis ao grupo de Casagrande dão adeus aos tucanos, a exemplo dos deputados estaduais Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite – esse último, retirado da Presidência estadual da sigla sem a menor cerimônia. Inclusive, a possível debandada de tucanos governistas pode gerar problemas para a formação de chapas de candidatos do PSDB nas eleições de outubro.
PSB reage
O diretório municipal do PSB em Vila Velha reagiu rapidamente aos movimentos de Arnaldinho e Cael Linhalis. Em nota no início da noite desta quinta-feira – assinada pela presidente do PSB municipal, Maria Emanuela Alves Pedroso, secretária estadual de Governo -, o partido anunciou que seus quadros vão deixar a administração vila-velhense. No texto, o partido destacou que decisão de Linhalis se deu de forma “unilateral” e “desconsiderando a história construída ao longo de décadas”.
“É fundamental destacar que o Governo do Estado, liderado pelo governador Renato Casagrande, filiado ao PSB, já destinou investimentos históricos superiores a R$ 2 bilhões para Vila Velha, por meio de obras, programas e ações estruturantes que transformam a realidade do município e melhoram a vida das pessoas. O partido não pode compactuar com decisões tomadas à revelia de sua instância legítima, especialmente quando envolvem mudanças partidárias que impactam diretamente o projeto coletivo que representamos”, diz a nota.
O texto fala ainda em “responsabilidade, lealdade e compromisso com Vila Velha”. “Seguiremos firmes, com responsabilidade e coerência, defendendo os interesses da população de Vila Velha e fortalecendo o projeto do PSB que tem transformado o Espírito Santo com planejamento, diálogo e compromisso social”, finaliza.

