Segunda, 29 Abril 2024

Vinda de ministra ao Estado é estratégia eleitoral para 2014

Vinda de ministra ao Estado é estratégia eleitoral para 2014

A vinda da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ao Estado, na última sexta-feira (12), tinha o objetivo de apresentar o programa de atendimento e a assessoria especializada sobre os programas federais desenvolvidos no Estado. Mas para os meios políticos, serviu de aproximação do governo Dilma Rousseff com os prefeitos eleitos em 2012, o que prepara o caminho para a candidatura à reeleição da presidente.



Segundo o jornal Valor Econômico desta segunda-feira (15), Ideli Salvatti vai visitar todos os Estados até o fim de junho, sempre reafirmando o compromisso do governo com os gestores municipais. A ministra também garantiu os investimentos do governo federal no Estado.



No Espírito Santo, a visita de Ideli com um discurso político, antecipa a vinda da ex-ministra Marina Silva para o Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente, que acontece esta semana em Vitória.



Marina, que em 2010 venceu o primeiro turno da eleição para presidente na Capital, é considerada um problema para a reeleição de Dilma. Como o PT considera a eleição do próximo ano difícil, mesmo estados com um eleitorado pequeno, como o Espírito Santo, se tornam importantes para a disputa.



A ministra aproveitou a ocasião para entregar 10 motoniveladoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aos municípios de Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Ibatiba, Iúna, Jerônimo Monteiro, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá e Sooretama, o que também pareceu aos meios políticos, uma agenda mais política do que administrativa.



Outro fato político destacado na visita da ministra foi a presença e a postura do governador Renato Casagrande, que deixou transparecer que, independentemente das movimentações do cenário da disputa presidencial do próximo ano, deseja caminhar com o palanque de reeleição de Dilma.



O presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, ensaia uma candidatura alternativa à presidência e é, inclusive, um dos críticos do afastamento do governo federal com a pauta municipalista. Crítica esta a qual o governo estaria tentando responder ao realizar os encontros nos estados.



Mas apesar da postura partidária do governador, a candidatura de Eduardo Campos não está apresentando o resultado esperado. Com perdas federais e cobrança dos prefeitos, a reafirmação dos programas federais com recursos a serem liberados para o Estado, o governador pode embarcar no palanque presidencial e facilitar assim a sua própria candidatura de reeleição.













 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/