Quarta, 01 Mai 2024

Vitória do grupo de Coser na eleição do PT está consolidada

Vitória do grupo de Coser na eleição do PT está consolidada

A eleição do ex-prefeito de Vitória, João Coser, para a presidência do PT capixaba é dada como consolidada internamente. Apesar de outros três nomes cotados para a disputa, a ideia seria a de conseguir espaço no comando, já que a eleição é proporcional.



Dos nomes colocados, o do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Carlos Nunes agrega ao grupo de Coser. Apesar de ser da corrente lulista no Estado - Construindo um Novo Brasil (CNB) -, ele faz parte do grupo do subsecretário de Trabalho Tarcíso Vargas, ligado ao grupo de Coser.



Também na CNB, o subsecretário de Direitos Humanos, Perly Cipriano tem o nome colocado na disputa. Outra que pode também disputar é a deputada federal Iriny Lopes. Os dois, porém, entenderiam a consolidação do nome de Coser como caso decidido no partido.



A movimentação é para garantira participação na nova direção do partido, que será eleita em novembro deste ano. O processo será deflagrado no segundo semestre deste ano, mas as movimentações já estão intensas, já que o comando do PT dará musculatura para o debate eleitoral do próximo ano.



Coser é uma das lideranças que vêm se movimentando para buscar um posicionamento de destaque em 2014. As ações de Coser para consolidar a hegemonia de seu grupo no partido vêm desde o ano passado, quando o ex-prefeito buscou no período das filiações, levar para dentro do PT um grande número de novos filiados. Isso garante a preferência de seu grupo na eleição, já que o PT adota um Processo de Eleição Direta (PED).



Além do número de filiados, Coser conta com o apoio de outras correntes além da sua, a Alternativa Socialista (AS). O ex-prefeito também conta com o apoio de liderança da Democracia Socialista (DS), do secretário de Turismo do Estado, Alexandre Passos; e ainda dos chamados Independentes, do qual faz parte o secretário de Ação Social e Direitos Humanos, Helder Salomão, e de um grupo da CNB.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/