sexta-feira, janeiro 24, 2025
24.9 C
Vitória
sexta-feira, janeiro 24, 2025
sexta-feira, janeiro 24, 2025

Leia Também:

Vitória segue na frente em multas e remoções de veículos na Grande Vitória

Foto: Leonárdo Sá/ Porã

Os secretários municipais de Defesa Social de Cariacica e Serra foram ouvidos na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia dos Guinchos desta segunda-feira (22) sobre os números de remoção e multas de veículos no município. Os depoimentos dos secretários, somados ao da então secretária de Vila Velha, na semana passada, mostram que Vitória segue na frente nessa prática. 

 
O primeiro a ser ouvido foi o secretário de Cariacica, Fabrício Dutra. Ele afirmou que o serviço de trânsito é municipalizado e conta com a atuação de 11 agentes concursados. Nesses primeiros meses do ano, segundo o secretário, Cariacica  realizou 32 remoções, a maioria por estacionar em local proibido. Ele acredita na “multa moral” como punição. 
 
O secretário de Defesa Social de Serra, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, disse que há 48 agentes efetivos para o trabalho e que a orientação é para localizar o condutor e, somente em último caso, remover o veículo.  
 
A CPI apurou que nos primeiros meses do ano, na Capital foram realizadas 2.237 autuações, enquanto Vila Velha registrou 117 autuações. Neste sentido, o colegiado pretende enviar oficio à prefeitura solicitando o cancelamento de todas as notificações realizadas desde fevereiro, já que a discrepância nos números entre os municípios fez com que os deputados entendessem que há irregularidades em todas as autuações. 
 
O colegiado também ouviu o policial militar Vinícius Rocha Januário. A convocação do policial militar se deu em decorrência de uma denúncia de abuso de poder feita pelo cidadão Neilson Miranda na última reunião da CPI. Mas o militar Vinícius Rocha negou todas as acusações e disse que agiu de acordo com a lei. “Foi pedido que ele retirasse o veículo que estava estacionado em local proibido, mas ele se recusou. Em virtude disso, o veículo dele foi guinchado”, defendeu-se. 
 
Na próxima reunião, que será na segunda-feira (29), os membros da CPI, deverão ouvir membros do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Mais Lidas