Sábado, 18 Mai 2024

CCJ do Senado vai discutir piso salarial nacional para profissionais da saúde pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 08/2013, que estabelece um piso salarial nacional aos profissionais de saúde pública. A matéria, de autoria do senador Gim Argello (PTB-SP) já tem parecer favorável do relator da proposta na CCJ, senador Paulo Bauer (PSDB-SC). 
 
A proposta é justificada pela falta de  legislação voltada para a valorização dos profissionais de saúde da rede pública, ou seja, daquelas pessoas que estão na linha de frente das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população. 
 
De acordo com a matéria,  apenas duas categorias profissionais que atuam   na área de saúde foram beneficiadas pelo piso salarial nacional, os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE), beneficiados pela Emenda Constitucional nº 63, de 2010.
 
É baseado justamente na concessão do piso nacional para ACS e ACE que a matéria foi proposta. De acordo com o texto, é atribuída à União o dever de prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para que o piso nacional seja implementado. 
 
Depois de passar oela CCJ, a PEC vai passar por dois turnos de discussão no Plenário do Senado para, então ser enviado para a Câmara. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/