Segunda, 06 Mai 2024

Diretor de saúde relata situação de abandono do Hospital da Polícia Militar

Diretor de saúde relata situação de abandono do Hospital da Polícia Militar
O diretor de saúde da Polícia Militar, coronel Isson Feu Pereira Pinto Filho, foi convidado pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa para relatar a situação do Hospital da Polícia Militar (HPM). Atualmente, a unidade funciona em situação precária, com falta de médicos, auxiliares e problemas estruturais.



Durante a reunião o oficial relatou que a unidade tem déficit severo de profissionais da saúde e precariedade na estrutura. O hospital foi inaugurado no início dos anos 1990 e, desde então, não foi mais realizado concurso público para recomposição de pessoal.



Atualmente, a unidade tem 22 médicos, contra 82 da época da inauguração, o que equivale a déficit de 60 profissionais. De enfermeiros, o hospital tem déficit de nove profissionais, com 34 profissionais em 2015, contra 43 em 1990.



A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital está desativada, mas na época da inauguração 200 leitos de enfermaria, 11 leitos de UTI, 10 de UTI neonatal, um centro cirúrgico e um pronto atendimento. Atualmente, o HPM está com aproximadamente 80% de defasagem dos profissionais da saúde.



Com o objetivo de aplacar a situação de abandona do HPM, foi criada uma comissão para reestruturar o serviço de saúde da unidade. O primeiro passo a ser tomado para o início da reestruturação é a realização de concurso para médicos; o segundo é o concurso para auxiliares; e o terceiro é a reforma estrutural, já que o hospital tem estrutura para receber mais três pavimentos.



O hospital tem 90% de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, pode atender a toda a população. A diferença para os outros hospitais é que ele é gerido pela Polícia Militar e não está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e sim à Secretaria de Estado de Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/