Domingo, 19 Mai 2024

Em dia que celebra vítimas, sindicatos alertam para o aumento dos acidentes de trabalho

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é celebrado neste domingo (28). No Estado, as principais vítimas de acidentes de trabalho são trabalhadores de setores como construção civil e metalmecânico. 

 
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado (Sintraconst-ES) registrou, em 2012, 561 acidentes, sendo eles por doença de trabalho e por acidentes durante o ofício. O maior índice de doenças refere-se à lombalgia ou dorsalgia e dermatose. No caso de acidentes, os principais provocam fratura ou contusão, sendo a amputação de dedos a principal ocorrência. 
 
Em janeiro deste ano o Sintraconst constatou que um acidente de trabalho foi provocado por falta de equipamento de segurança em Vila Velha. Quando a entidade foi acionada e compareceu ao canteiro de obras, os representantes afirmaram que os trabalhadores não usavam cintos de segurança, o que contribuiu para a queda de cerca de seis metros dos operários. 
 
Metalúrgicos 
 
O Sindicato dos Metalúrgicos do Estado (Sindimetal-ES) também atestou o aumento no número de  doenças e acidentes no setor. Em 2012, a Secretaria de Saúde da entidade atendeu 843 trabalhadores, número três vezes maior ao de 2010. 
 
Em 2012 foram 77 Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) emitidas pelas empresas e outras 23 pelo sindicato. O departamento médico do Sindimetal atendeu 191 trabalhadores em 2012.
 
No período, 175 trabalhadores foram encaminhados para aposentadoria ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), além de serem agendadas outras 279 consultas com advogados da Previdência para a abertura de processos. 
   

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/