O Espírito Santo foi o único estado brasileiro a atingir a meta de vacinação do Ministério da Saúde contra sarampo e poliomielite. A meta era de 95% crianças vacinadas até a última sexta-feira (12), quando a campanha de vacinação foi encerrada. No Estado, 97% do público alvo foi vacinado contra a poliomielite e 96% contra o sarampo. Alguns municípios capixabas, porém, não atingiram a meta e devem manter a campanha.
No Brasil, 2.858 municípios participaram da campanha nacional de vacinação. Entretanto, poucas regiões atingiram a meta do governo federal. Nos municípios onde a meta não foi atingida a campanha de vacinação continuará até o dia 31 de dezembro, independente do resultado nos estados. Nacionalmente, 88% das crianças foram imunizadas contra a poliomielite e 83% contra o sarampo.
A medida tem como objetivo manter o Brasil livre destas doenças. A poliomielite não tem ocorrência no país desde 1990. E o último caso de contágio autóctone – transmitido por outra pessoa infectada da mesma região – de sarampo no país ocorreu em 2000.
A imunização contra poliomielite é destinada a 12,7 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Devem ser vacinadas 10,9 milhões de crianças com a tríplice viral. Além de imunizar contra o sarampo, a vacina também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.