Mesmo com a inauguração do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no último sábado (23), o Estado continuará com um déficit de mais de 2.500 leitos hospitalares. A afirmação é do deputado Hércules Silveira (PMDB). Segundo ele, o novo hospital não resolverá os problemas de falta de leitos no Estado.
Classificado como uma obra grandiosa, o hospital com 424 leitos foi apresentado pelo governo como a maior e mais moderna unidade hospitalar construída no Estado. Entretanto, segundo o deputado, é cada vez mais urgente a criação novos leitos no Estado. Para que a situação melhore de fato, Hércules afirma que é preciso apressar as obras de ampliações dos hospitais da Grande Vitória. “Ainda sim, faltariam leitos”, alerta o deputado.
“O novo hospital irá amenizar a situação, mas nem a reabertura da nova área do Hospital São Lucas [em reforma] poderá mudar essa situação. Serão mais de 300 leitos. Número bem distante do déficit de mais de dois mil leitos que ainda restarão”, ressaltou.
A situação do Estado é tão grave, alerta o deputado, que para conseguir vagas para internação o governo, muitas vezes, está transferindo pacientes da Grande Vitória para hospitais dos municípios do interior, como São José do Calçado, Colatina e São Mateus. “Tem hora que o governo quer comprar leito, mas não há leitos disponíveis”, disse.
A falta de leitos é apontado como o grande problema da saúde pública no Espírito Santo. No ano passado, Hércules fez um apelo aos novos prefeitos para que fosse dado mais atenção à saúde municipal, desafogando os hospitais estaduais.
Na ocasião, o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) informou que o País perdeu 42 mil leitos na rede pública de saúde. No mesmo período, o Espírito Santo perdeu 627 leitos.
De acordo com o CRM, o São Lucas está nesse contexto. Desde que passou a funcionar no Hospital da Polícia Militar (HPM), a unidade perdeu metade dos seus leitos.