Sexta, 03 Mai 2024

Nos primeiros 50 dias do ano, ES já registrou 30% de todos os casos de 2015

A gerente da Vigilância em Saúde do Estado, Gilsa Rodrigues, disse durante a reunião ordinária da Comissão de Cidadania da Assembleia, na última terça-feira (23), que os casos de dengue estão em ascensão no Espírito Santo
 
Em 2014, segundo Gilsa, foram registrados 25 mil casos da doença, com 22 mortes confirmados. Em 2015, os números de casos saltaram para 44 mil e ocorreram 30 mortes. O dado alarmante é que nos primeiros 50 dias deste ano, já foram registrados 13 mil casos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 15 mortes estão sob investigação.
 
“O momento é assustador. Temos que nos mobilizar intensamente na luta contra o mosquito”, alertou Gilsa. Ela afirmou que 73% dos focos do Aedes aegypti estão localizados nas casas e lembrou que o mosquito é responsável pela transmissão não só da dengue, mas também da febre chikungunya e do zika vírus - apontado como responsável por casos de microcefalia em bebês.  
 
O zika vírus, provavelmente, chegou ao Brasil com os turistas que entraram no País por conta da Copa do Mundo de 2014 e já está presente em todo o território. O vírus foi detectado pela primeira vez na década de 1940, na floresta de Zika, na Uganda, continente africano, por isso leva esse nome. 
 
A gerente ressaltou que o Estado está formando parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para realização de exames de diagnóstico e está solicitando ao Ministério da Saúde (MS) insumos e equipamentos para que o procedimento possa ser feito no Laboratório Central da Sesa (Lacen). 
 
Gilsa acrescentou ainda que um mutirão de capacitação para médicos e enfermeiros para o atendimento de pacientes de dengue, chikungunya e zika vírus foi realizado em todo o Estado e salientou uma parceria interinstitucional com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Secretaria de Estado de Governo (SEG) no combate ao mosquito. (Com informações da Web Ales)

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/