Sexta, 19 Abril 2024

​'Podemos repensar a flexibilização das atividades', alerta Nésio

vacina_e_confia_nesio_rodrigo_araujo_governo_es Governo do ES

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou nesta segunda-feira (26) que o governo pode repensar a flexibilidade de atividades econômicas e sociais no Espírito Santo no segundo semestre. Isso ocorrerá caso não haja compromisso por parte dos capixabas em relação aos protocolos sanitários necessários para prevenção à Covid-19 e diante da possibilidade de circulação da variante Delta. 

No último dia 28, o secretário afirmou que os meses de agosto e setembro serão de transição para abertura das atividades econômicas e sociais, sendo que as que poderiam retornar "de maneira mais robusta" seriam as da Educação e Saúde. Na Educação, ele destacou a obrigatoriedade das aulas presenciais. Na Saúde, a retomada das cirurgias eletivas e da atenção primária.

Entretanto, relata, tem sido registrado descumprimento dos protocolos. Eventos foram liberados em cerimoniais, mas a proibição de realização de pistas dançantes não é cumprida em muitos deles, como aponta Nésio, assim como nos bares, que estão realizando shows.

O secretário alerta que os capixabas não podem repetir o que aconteceu entre o Natal e o Carnaval, quando ocorreram aglomerações em diversas festividades, causando a terceira onda da Covid-19 no Espírito Santo. O gestor também salienta que, somada à quebra dos protocolos, a circulação de 10 variantes em solo e a possibilidade da presença da Delta podem fazer com que haja comprometimento da fase de queda nas contaminações, internações e óbitos.

A adesão aos protocolos, segundo Nésio, não poderá ser abandonada em um curto espaço de tempo. Ele afirma que países que encerraram a obrigatoriedade do uso de máscara estão repensando essa iniciativa. O secretário acredita que, ainda em 2022, as pessoas terão que usar esse equipamento de proteção individual em determinados momentos, como em espaços onde há muita gente.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/