Sexta, 26 Abril 2024

Sobe para doze o número de cidades em risco alto para Covid-19 no Estado

sao_mateus_rede_social Rede social

Ecoporanga, Mimoso do Sul, Piúma, São Mateus e Sooretama são os municípios que foram pintados de vermelho no 17º Mapa de Risco para Covid-19 do Espírito Santo. No total, doze cidades estão em risco alto, 54 estão em risco moderado e 12 em risco baixo.

A nova classificação foi divulgada pelo governo do Estado nesta sexta-feira (7) e irá vigorar entre segunda-feira (10) e domingo (16). 

Outras mudanças verificadas nesta semana são a saída de 13 municípios do risco baixo para o risco moderado – Água Doce do Norte, Apiacá, Atílio Vivacqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibatiba, Irupi, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário e Santa Teresa –, a saída de três cidades do risco alto para o moderado – Baixo Guandu, São Gabriel da Palha e Vila Valério – e a migração do moderado para o baixo por outros três – Cachoeiro de Itapemirim, Itaguaçu e Iúna. 

RISCO ALTO: Águia Branca, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ecoporanga, Ibiraçu, Mimoso do Sul, Mucurici, Piúma, Presidente Kennedy, São Mateus e Sooretama.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Boa Esperança, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Teresa, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itarana, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Marilândia, Muqui, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.

Matriz de Risco

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia 4 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase, com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco. A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no último dia 13, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

Painel Covid-19

Também nesta sexta-feira (7), o Painel Covid-19 confirmou 32 óbitos e 1.380 casos, totalizando, respectivamente, 89.923 e 2.698 óbitos até o momento. A letalidade média do Estado está em 3%.

Risco alto se mantém em dez municípios

Colatina é a maior cidade em vermelho no mapa de risco. Aulas, bares e eventos continuam proibidos em todo ES
https://www.seculodiario.com.br/saude/risco-alto-se-mantem-em-dez-municipios

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/