Sábado, 20 Abril 2024

Risco alto se mantém em dez municípios

fabricio_britto_facebook_pmc Fabrício Britto - Facebook/PMC

Com oito municípios a menos no risco alto, o 16º Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo traz dez cidades nessa classificação, 46 em risco moderado e 22 em risco baixo. A divulgação foi feita pelo governo do Estado neste sábado (1) e a vigência do novo mapa é entre a próxima segunda-feira (3) e o domingo (9). 

Risco alto: Águia Branca, Anchieta, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ibiraçu, Mucurici, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

Risco moderado: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo: Água Doce do Norte, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vila Pavão.

Mudanças 

As mudanças ocorridas ao longo da última semana, que levaram à atual configuração do mapa são as seguintes: 

Migraram do moderado para o alto: Baixo Guandu e Mucurici

Migraram do baixo para o moderado: Iconha, Itaguaçu, Iúna, Montanha, Pinheiros, Ponto Belo, São Domingos do Norte

Migraram do alto para o moderado: Alto Rio Novo, Aracruz, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pancas, Piúma, São José do Calçado, Sooretama, Vargem Alta.

Migraram do moderado para o baixo: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jaguaré, Marilândia, Muqui, Santa Teresa.

Migrou do alto para o baixo: Irupi

Proibições se mantém

Independentemente das classificações no mapa, continuam suspensos, até o dia 31 de agosto, "as aulas presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino públicas e privada"; "as atividades de cinemas, teatros, boates, casas de shows, espaços culturais e afins", "exceto cinemas, espetáculos teatrais, shows e outras apresentações culturais no formato drive in, conforme requisitos estabelecidos em portaria da Sesa [Secretaria de Estado da Saúde"; e "o funcionamento de estabelecimentos de vendas de bebidas alcoólicas (bares)".

A renovação da proibição foi estabelecida no Decreto nº 4703-R, publicado em Edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (31). O decreto também prorrogou até 31 de agosto "a suspensão do curso dos prazos processuais nos processos administrativos da Administração Pública Direta, autárquica e fundacional no Estado do Espírito Santo, bem como o acesso aos autos de processos físicos".

Evolução do mapeamento

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia quatro de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI. No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco. A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no último dia 13, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/