A Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap) denuncia que a atuação da Guarda Municipal vai ser reduzida no bairro. Em reunião para debater a falta de segurança no bairro, realizada na noite dessa segunda-feira (18), os moradores foram informados que não haveria mais a presença da Guarda em Jardim da Penha a partir das 18 horas.
Os moradores também foram informados que durante o dia haverá uma significativa redução do efetivo da Guarda no bairro.
Durante a sessão da tarde desta terça-feira na Câmara de Vitória, o vereador Marcelão Freitas (PT), que é de Jardim da Penha, questionou o líder do governo na Casa, vereador Rogerinho Pinheiro (PHS), sobre a redução do plantão da Guarda Municipal do bairro, mas não teve resposta.
A comunidade de Jardim da Penha pleiteia a implantação de um Posto Avançado da Guarda Municipal no bairro. Há mais de um ano, o prefeito Luciano Rezende (PPS) já havia se comprometido com a instalação do posto, na região próxima à Ponte da Passagem. No entanto, até o momento nada foi feito. Quando era vereador, o atual prefeito havia feito, inclusive, indicação para a construção do posto na região.
No fim 2014 os moradores receberam a notícia que o posto não seria mais instalado no bairro, apesar de já haver projeto, e sim na Reta da Penha, por falta de verba para a execução da obra, o que provocou revolta e questionamentos sobre as prioridades do executivo municipal em relação à segurança.