Domingo, 19 Mai 2024

Condições de trabalho de agentes socioeducativos refletem em fugas no Iases

As constantes fugas nas unidades de internação do sistema socioeducativo devem permanecer enquanto não melhorarem as condições de trabalho dos agentes socioeducativos. A fuga mais recente foi registrada na última sexta-feira (5), quando quatro adolescentes conseguiram escapar da Unidade de Atendimento Socioeducativo (Unis) de Xuri, em Vila Velha. 

 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores no Atendimento Socioeducativo do Estado (Sinases), Bruno Menelli Dalpiero, as constantes fugas e tentativas são reflexos da negligência da Gerência de Segurança do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases). Ele conta que não é possível aplicar a socioeducação nos moldes em que se encontram as unidades. 
 
Na Unidade de Atendimento Inicial (Unai), no bairro Maruípe, em Vitória, as tentativas de fuga são frequentes. O local, em que deveriam ficar no máximo 70 adolescentes, por até 72 horas, estão atualmente 120 adolescentes que aguardam apresentação ao juiz. No caso dos internos da Unai, eles ficam o tempo todo em celas, sem qualquer atendimento pedagógico. As fugas ocorrem quando os adolescentes conseguem passar pelas grades das celas e pulam o muro facilmente. Na Unai existem 15 agentes por plantão para a demanda de 120 adolescentes.
 
Bruno fala que a fuga de adolescentes acontecem mais facilmente nas unidades de atendimento, já que nos locais os internos circulam pelas dependências para atividades pedagógicas e empreendem fuga nestes momentos. 
 
Nomeações
 
Foi publicada na edição desta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, a exoneração do diretor-presidente do Iases, Leonardo Grobbério Pinheiro. A exoneração dele havia sido anunciada no sábado (6) e Grobbério foi substituído por Lindomar José Gomes. 
 
A exoneração foi pedida pelo ex-diretor-presidente, que alegou motivos pessoais. No entanto, ela ocorreu depois de uma rebelião na Unis de Linhares, no norte do Estado, de onde fugiram 54 internos, depois de uma rebelião na sexta-feira (5).  

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/