Terça, 07 Mai 2024

Crime da Ilha: Jorge Donati é intimado para audiências com testemunhas

Crime da Ilha: Jorge Donati é intimado para audiências com testemunhas
O prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorge Donati foi intimado pelas Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) para designação de audiências com testemunhas do processo do Crime da Ilha, no qual é réu em diversas comarcas do Estado. Donati é indiciado pelo mando dos assassinatos, ocorridos em 15 de janeiro de 2003, de Cláudia Soneguete, então mulher do prefeito; e de Mauriceia Rodrigues, arrumadeira da mansão do casal na Ilha do Frade, em Vitória. 
 
As audiências vão ocorrer até maio deste ano na 2ª Vara Criminal de Cariacica, na próxima segunda-feira (27); em 5 de fevereiro, na 2ª Vara de Conceição da Barra; em 14 de fevereiro, na 10ª Vara Criminal de Vitória; em 17 de fevereiro, na 3ª Vara Criminal de Guarapari; e em 19 de maio, na 4ª Vara Criminal de Vila Velha. 
 
O crime, que aconteceu há 11 anos, chocou a população. Os acusados de serem os executores de Cláudia e Mauriceia, os irmãos Cristiano e Renato dos Santos Rodrigues foram a júri popular em 2012. Cristiano foi condenado a 41 anos de prisão e Renato a dois anos e 11 meses de pena em regime aberto. 
 
Cláudia Soneghetti tinha 28 anos e foi morta juntamente com a sua empregada, Mauricéia Rodrigues, de 20 anos. As duas foram assassinadas por asfixia e tiveram os corpos parcialmente carbonizados. Na época, Donati atuava somente como empresário da Destilaria de Álcool Itaúnas S/A (Disa). O jardineiro da casa, Cristiano dos Santos Rodrigues, e seu irmão Renato, acusaram Donati de tê-los contratado para matar a mulher, recebendo como pagamento as joias da vítima
 
Crimes
 
Jorge Donati também é indiciado pelo mando do assassinato do sindicalista Edson José dos Santos Barcellos, ocorrido em Conceição da Barra, em 2010. O sindicalista foi encontrado morto, no dia seguinte ao sequestro, com sinais de execução, em meio a uma plantação de eucaliptos nas imediações do município barrense. No local, o sindicalista teve os pés e as mãos amarradas, os olhos vendados e a boca amordaçada. Sem chances de defesa, a vítima foi morta com um tiro na testa.
 
Um dos acusados de ser o executor do crime, Diego Ribeiro Nascimento, em depoimento à Polícia Civil, confessou que foi contratado por intermédio de Oséias Oliveira da Costa para matar o sindicalista pela quantia de R$ 7 mil reais, a mando de um peixe grande que chamava Jorge Donati. O outro investigado pela autoria do crime é Rodolpho Nascimento do Amaral Ferreira.
 
Após matarem Barcellos, os dois pistoleiros teriam seguido para o município de Aracruz para se livrar do carro da vítima. O corpo foi desovado em local ermo e atearam fogo no Santana do sindicalista para dificultar as investigações da polícia.
 
As duas armas utilizadas no crime, segundo a denúncia do MPE, foram fornecidas por James Antônio de Almeida e Rondinelli Ribeiro do Nascimento Amaral.
 
Donati chegou a ser preso preventivamente durante as investigações. Uma dessas prisões se deu após o assassinato das testemunhas do crime do sindicalista, Mateus Ribeiro dos Santos, o Mateusão, que foi executado em Linhares (norte do Estado) após denunciar que o prefeito de Conceição da Barra estava envolvido no crime.
 
Edson Barcellos era servidor concursado da administração municipal. Ele vinha denunciando desvios de verbas que Donati teria praticado como chefe do Executivo municipal e iria prestar depoimento em Vitória sobre as denúncias de compra de votos durante a campanha do atual prefeito à eleição, em 2008, mas foi assassinado antes.
 
O caso teve tanta repercussão no município, que teria havido até mesmo pressão em cima do bispo de São Mateus para que o padre da paróquia de Conceição da Barra, Moacir Pinto, fosse afastado. Ele dissera na missa de corpo presente do sindicalista que nem ele nem a população do município poderiam descansar enquanto não fosse solucionado o crime.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/