Quarta, 01 Mai 2024

Depois de interdição de obras, moradores querem saber destinação do prédio do IRS

Depois da realização de duas audiências públicas com moradores da região da Glória, em Vila Velha, ainda não se sabe qual vai ser a destinação dada ao prédio do antigo Instituto de Readaptação Social (IRS), que estava sendo reformado para abrigar adolescentes da Unidade de Atendimento Inicial (Unai). 
 
Os moradores se opõem à instalação da unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) no local e pressionaram para que as obras fossem embargadas. A Prefeitura de Vila Velha embargou a obra e deliberou pela interdição total do empreendimento, visando a impedir o acesso de qualquer pessoa ao local.
 
Durante sessão na Câmara de Vereadores do município, nesta segunda-feira (5), o vereador Anadelso Pereira (PTN) informou que os moradores continuam aguardando uma definição da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) sobre a destinação do prédio. Ele lembrou que o processo foi conduzido à revelia do conhecimento público e sem nenhuma autorização oficial. 
 
O vereador salientou que depois de a população ter conseguido impedir que a obra fosse levada à frente, os moradores querem saber o que vai ser feito no local, considerado uma área nobre, em pleno centro urbano, comercial e turístico. 
 
A reforma do prédio do IRS para o recebimento de 192 adolescentes em conflito com a lei foi denunciada por entidades sociais em fevereiro deste ano. No documento, as entidades advertem que o IRS foi desativado por não reunir condições para o processo de ressocialização dos presos.
 
“Esse tipo de medida é uma afronta aos direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), revelando a face repressiva e punitiva que vem se sobrepondo na abordagem governamental em relação à questão da criança e do adolescente”, completa a nota.
 
A nota é assinada pelo Fórum dos Servidores do Iases, o Conselho Estadual de Direitos Humanos, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra, o Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região e o Conselho Regional de Psicologia 16ª Região. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/