Depois da realização de duas audiências públicas com moradores da região da Glória, em Vila Velha, ainda não se sabe qual vai ser a destinação dada ao prédio do antigo Instituto de Readaptação Social (IRS), que estava sendo reformado para abrigar adolescentes da Unidade de Atendimento Inicial (Unai).
Os moradores se opõem à instalação da unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) no local e pressionaram para que as obras fossem embargadas. A Prefeitura de Vila Velha embargou a obra e deliberou pela interdição total do empreendimento, visando a impedir o acesso de qualquer pessoa ao local.
Durante sessão na Câmara de Vereadores do município, nesta segunda-feira (5), o vereador Anadelso Pereira (PTN) informou que os moradores continuam aguardando uma definição da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) sobre a destinação do prédio. Ele lembrou que o processo foi conduzido à revelia do conhecimento público e sem nenhuma autorização oficial.
O vereador salientou que depois de a população ter conseguido impedir que a obra fosse levada à frente, os moradores querem saber o que vai ser feito no local, considerado uma área nobre, em pleno centro urbano, comercial e turístico.
A reforma do prédio do IRS para o recebimento de 192 adolescentes em conflito com a lei foi denunciada por entidades sociais em fevereiro deste ano. No documento, as entidades advertem que o IRS foi desativado por não reunir condições para o processo de ressocialização dos presos.
“Esse tipo de medida é uma afronta aos direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), revelando a face repressiva e punitiva que vem se sobrepondo na abordagem governamental em relação à questão da criança e do adolescente”, completa a nota.
A nota é assinada pelo Fórum dos Servidores do Iases, o Conselho Estadual de Direitos Humanos, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra, o Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região e o Conselho Regional de Psicologia 16ª Região.