Sindicato vai levar pleito à Comissão de Segurança da Assembleia, presidida por Danilo Bahiense

O Sindicato dos Policiais Penais do Espírito Santo (Sinpp/ES) vai se reunir na próxima terça-feira (29) com a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Danilo Bahiense (PL). A categoria quer reivindicar que os trabalhadores sejam alocados o mais próximo possível de suas casas, pleito que foi reforçado diante do falecimento da policial penal Eliane Ventura dos Santos, nessa sexta-feira (17), em um acidente de carro entre Viana e Vila Velha, rumo ao trabalho na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II).
O presidente do Sinpp, Dennys Mascarenhas, relata que há casos de policiais penais que moram em Colatina, no noroeste, e trabalham em Viana, na Grande Vitória, sendo que há unidades prisionais em cidades mais próximas e até mesmo no próprio município de Colatina. Diz, ainda, que o contrário também acontece, com servidor morador de Viana trabalhando em Colatina, sendo, portanto, possível fazer uma troca de locais de trabalho.
Outras situações, aponta, são de trabalhadores que se deslocam de municípios da Grande Vitória, como Vitória, Cariacica e Serra para trabalhar em Aracruz e Linhares, no norte, e que moram no sul, como em Cachoeiro de Itapemirim, e trabalham em Viana.
Dennys também destaca que o trabalho do policial penal é estressante, pois lida como situações como princípio de rebelião e suspeita de fuga. Assim, muitas vezes o trabalhador encerra seu plantão com um grau de exaustão maior do que o normal e, ainda assim, terá que dirigir para retornar a casa. “Para que forçar a barra e colocar a pessoa 200, 300 km longe de sua residência?”, questiona.
Ele recorda outros casos de policiais penais que morreram no trânsito. Um deles é Clodoaldo Xavier, aos 42 anos, após sua moto colidir com um táxi em 2021, na BR-262, em Viana. O servidor tinha encerrado seu plantão e estava voltando para casa. Em outubro do ano passado, a policial penal Juliana Roberta Tulio Montenegro morreu em um acidente na BR-482, em Curva do Boi, no município de Alegre, no sul do Estado. Ela estava dirigindo a caminho do trabalho.